Sociedade

Prepare-se para fim de semana de “inverno” no Algarve

 
A semana tem sido marcada pela instabilidade atmosférica que promete persistir nos próximos dias.

 
A previsão é de chuva intensa que pode provocar inundações rápidas em locais mais vulneráveis e vento com rajadas que pode ir até aos 90Km/hora que podem condicionar a atividade marítima.
 
A Barra de Tavira está hoje fechada devido à agitação marítima.
 
O IPMA está a contar com mau tempo para o final do dia de hoje, na região do Baixo Alentejo e Algarve devido a uma massa de ar quente associada a uma depressão, que dará lugar à ocorrência de precipitação, que começa por ser fraca e para o final do dia e madrugada de sábado vai aumentar de intensidade e frequência.
 
De acordo com o Instituto Português do Mar e Atmosfera, está previsto para o fim de semana um agravamento substancial do estado do tempo, em especial na região sul, nomeadamente no Algarve e na costa ocidental a sul do Cabo Raso.
 
Este vai ser o cenário para sábado e domingo.
 
O IPMA prevê ainda um aumento da intensidade do vento na região sul - Algarve e Baixo Alentejo – com rajadas da ordem dos 80 quilómetros por hora e de 90 nas terras altas.
 
Há ainda a possibilidade de ocorrência de fenómenos extremos de vento, em especial na região sul. 
 
É uma situação gravosa que se deve à aproximação de uma depressão que vem do Atlântico e que vai aproximar-se da costa ocidental de Portugal continental e da costa ocidental sul em particular, esclarece o mesmo instituto.
 
No que diz respeito às temperaturas, deverá ocorrer apenas uma pequena subida da mínima nas regiões do centro e sul.
 
O tempo deverá permanecer instável até à próxima segunda-feira. 
 
Os alertas do momento são para a limpeza de todas as saídas de água, evitar locais mais vulneráveis à ocorrência de acidentes, cuidados redobrados junto de casas devolutas, espaços com telhas soltas e tudo o que possa provocar incidentes.
 
Em função do estado do tempo, o IPMA poderá emitir alertas específicos que daremos conta quando necessário.
 
Algarve Primeiro