siga-nos | seja fã
PUB
 

Portugueses engordam em média 5 quilos na quadra natalícia

Portugueses engordam em média 5 quilos na quadra natalícia
Imprimir Partilhar por email
21-12-2016 - 22:04
A quadra é festiva e convida à ingestão, muitas vezes abusiva, de doces e gorduras.
 
Sem ter a intenção de “estragar” a festa, é importante ter em conta que, uma parte significativa dos portugueses engorda entre 3 e 5 quilos na quadra natalícia.
 
Na opinião dos especialistas, este facto deve-se a vários motivos. Primeiro porque se passa muito tempo sentado a comer e a beber. Depois, porque o que se come é, maioritariamente doces e gorduras e, por fim, porque não se “prova” o que está na mesa, mas “come-se como se não houvesse amanhã”!
 
A título de curiosidade, sabia que uma simples fatia de Bolo-rei tem cerca de quatrocentas calorias? E que uma fatia dourada pode ter metade das calorias quando aromatizada com canela e sem açúcar?
 
Já agora, sirva o arroz doce com menos açúcar e sem leite creme! Evite os doces com leite condensado nesta altura do ano, pois rapidamente a sua balança dispara e o seu organismo reclama a sensação de enfartamento.
 
Procure comer menos e melhor. Não é preciso comer muito para ficar satisfeito, mas sim ir comendo com moderação e com intervalos entre as refeições. Mesmo em dia de festa, não é preciso levar o dia a comer!
 
É fundamental anotar que, se pode distribuir a quantidade de doces por vários dias e em pequenas quantidades. Esta opção tem vantagens, já que evita a concentração de doces e gorduras num só momento, depois aproveita-se para saborear em vez de comer de forma desenfriada.
 
Um ponto a reter é que as bebidas alcoólicas são uma fonte de calorias, de açúcar e um daqueles abusos disfarçados em dias de festa. Há quem coma menos e beba mais, o que na prática, dá no mesmo!
 
A grande mensagem para estas festas, é a importância de reduzir a quantidade de doces que se ingere num só momento e, ao mesmo tempo, ter noção de se podem fazer sobremesas com menos açúcar; o que é um  ponto a favor a saúde.
 
Já falamos em apostar mais na canela como alternativa ao açúcar, isto porque essa especiaria aromatiza, facilita a digestão e retarda a absorção do doce por parte do organismo.
 
É imperioso evitar os enfartamentos, o que se consegue com moderação. Segurar numa colher e provar o que está na mesa, em vez de comer uma taça de cada sobremesa.
 
Comer um sonho, ao invés de dois ou três, beber água, já que a mesma ajuda a libertar o açúcar e a reduzir a quantidade de álcool que se ingere.
 
Procurar levantar-se da mesa, conversar, distrair-se para evitar estar em permanente contacto com a comida e, o grande segredo: não comprar tudo para se comer na noite de Natal e sim, entender que as festas se prolongam até ao Dia de Reis e que se pode “estender” as delícias da quadra até ao novo ano.
 
Já agora, saiba que comer mais que três peças de fruta por dia também não traduz substituir o açúcar dos doces por algo exclusivamente saudável, pois a fruta também tem muito doce. Por isso, coma-a com moderação
E, preferencialmente entre as refeições, optando pelos frutos menos açucarados.
 
Os refrigerantes são algo a evitar nestas e noutras ocasiões, pois para além de tudo o que os constitui, voltamos ao problema do açúcar. Uma lata de Ice Tea ou Cola, representa no imediato, sete carteiras de açúcar numa só embalagem. Não menos generosos são os sumos de fruta concentrados, em que a fruta só lhes dá o nome, já que o doce é pouco menos que a Cola. A 7Up também está no “top” dos refrigerantes altamente açucarados, pelo que, também não é uma alternativa saudável.
 
Pode-se optar por sumos naturais para as crianças ou para quem não ingere álcool. É uma boa altura para fazê-lo, já que é a época dos citrinos, mas cuidado com as quantidades!
 
Ingerir doces é um vício que o cérebro alimenta e que prejudica todo o organismo, por isso, tenha em conta a quantidade que ingere de cada vez! E não estamos sequer a falar dos diabéticos que precisam de cuidados redobrados.
 
Para queimar calorias também há boas opções numa altura em que faz frio e em que se passeia menos. Limpar a casa é um desafio saudável, ora comprove!
 
Uma boa forma de se manter ativo/a e, ao mesmo tempo, ajudar o corpo a digerir os excessos das festas, é manter a casa limpa e arrumada! Este truque também aumenta a boa disposição, já que evita que as senhoras se aborreçam com a sujidade que os convidados e as crianças fazem em casa!
 
Esfregar o chão pode ajudá-lo a queimar 314 calorias – equivalente a 15 minutos de corrida e as calorias de um brownie. Passar a ferro queima 157 calorias – o mesmo que uma aula de 30 minutos de hidroginástica ou 20 minutos de pilates e o que consome quando come um pacote pequeno de batatas fritas.
 
É estimulante saber que, passar 11 horas por semana a tratar da casa poderá equivaler à perda de um quilo por mês.
 
Anote então o que pode fazer com melhores resultados na sua dieta.
Fazer a cama pode ser tão benéfico no que toca a queima de calorias como 20 minutos de pilates, aspirar queima 175 calorias por hora – equivalente a uma dose de massa e as mesmas calorias queimadas em 20 minutos de jogging.
 
Limpar o pó queima 166 calorias por hora – o equivalente a uma tablete pequena de chocolate e as mesmas calorias que queima em 20 minutos de aeróbica. Lavar as janelas queima 231 calorias por hora, o equivalente a um donut e o mesmo que queimaria ao fazer um treino em circuito durante 25 minutos.
 
Já sabe, tem boas razões para manter a sua casa num brinco neste Natal, pois além de não ganhar peso, fica em forma!
 
Boas Festas!
 
Algarve Primeiro
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Afinal, os amigos não são para sempre!



-

A “ciência” do aperto de mão



-

Com o S. Valentim à porta, saiba como melhorar a sua relação



-

É Demissexual?



-

Descubra os “segredos” das pessoas mais felizes do mundo



PUB
 
PUB
 
ÁREA CLIENTES
Loja das Taças
Se és campeão a loja das Taças põe-te o Troféu na mão
ver mais
 
Escola de Condução C.C.S
Escola de Condução para Motociclos e Veículos Ligeiros.
ver mais
 
Restaurante Os Arcos
A melhor gastronomia algarvia
ver mais
 
 
 
NOTÍCIA MAIS LIDA DO MOMENTO
Secretária de Estado para a Cidadania inaugurou Centro Local "itinerante" de Apoio à Integração de Migrantes de Loulé

Secretária de Estado para a Cidadania inaugurou Centro Local "itinerante" de Apoio à Integração de Migrantes de Loulé

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Câmara Municipal de Loulé agraciou dez personalidades/instituições

Câmara Municipal de Loulé agraciou dez personalidades/instituições

ver mais
 
Autarquia de Lagos assinou protocolo para facilitar acesso à habitação e regenerar parque habitacional

Autarquia de Lagos assinou protocolo para facilitar acesso à habitação e regenerar parque habitacional

ver mais
 
Secretária de Estado para a Cidadania inaugurou Centro Local "itinerante" de Apoio à Integração de Migrantes de Loulé

Secretária de Estado para a Cidadania inaugurou Centro Local "itinerante" de Apoio à Integração de Migrantes de Loulé

ver mais
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio