Economia

PORTIMÃO:AMAL promove evento sobre mobilidade do futuro assente na transformação digital

 
O Algarve vai ser palco do 1.º Encontro Nacional de Autoridades Intermunicipais de Transportes, uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal do Algarve - AMAL, que conta com o apoio de mais de duas dezenas de entidades parceiras.

 
O evento está integrado no programa do Smart Region Summit, a ter lugar nos dias 18 e 19 de maio no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão.
 
Durante dois dias milhares de pessoas e, em especial jovens estudantes, vão conhecer novas soluções para uma mobilidade do futuro, inspirada na indústria da inovação e na transformação digital. 
 
O Nextmov - Smart Region Summit reúne em 15.000 m2 mais de 60 expositores com projetos inovadores e a mais recente tecnologia para a construção de uma sociedade mais eficiente, limpa e sustentável e convida mais de 30 especialistas de renome nacionais e internacionais a debater o futuro das regiões inteligentes, assegura a AMAL em comunicado.
 
O 1.º Encontro Nacional de Autoridades Intermunicipais de Transportes realiza-se no primeiro dia do evento, quinta-feira, dia 18, às 14h00, e terá como participantes as Autoridades Intermunicipais e Municipais de Transportes, a Associação Nacional de Municípios Portugueses, Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, Instituto da Mobilidade e dos Transportes, Secretaria de Estado Adjunto e do Ambiente, e a UTAP – Unidade Técnica de Acompanhamento de Projetos do Ministério das Finanças. O encerramento da sessão será efetuado pelo Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes.
 
A Mobilidade Eléctrica é o tema em destaque na primeira sessão do ciclo de conferências, com início às 11h30, lançando o debate em torno de uma realidade que tem conhecido uma aceleração notável e que procura conquistar um lugar efetivo nas cidades. Que tendências ou soluções devem surgir dos serviços de Transportes Públicos será o tema a ser abordado na conferência agendada para as 16h30, e cuja sessão de encerramento será presidida pelo Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques.
 
Transformação Digital, Nova Mobilidade e Novas Organizações são os temas das conferências que se realizam no segundo dia do evento, 19 de maio. Os desafios do digital, as mudanças que provoca nas organizações e as transformações e o impacto de novas formas de mobilidade nas nossas vidas serão alguns dos assuntos a desenvolver nestes espaços de debate.
 
No dia 18 terá ainda lugar a sessão de assinatura do Protocolo de Colaboração entre a AMAL, os 16 municípios da região, o Turismo de Portugal, a empresa Mobi.E e a Associação dos Industriais de Aluguer de Automóveis sem Condutor, referente à instalação de mais 32 postos de carregamento para veículos elétricos com vista a criar uma rede eficiente no Algarve, medida que visa incentivar os cidadãos e residentes a adquirir viaturas mais ecológicas e a contribuir para a construção de uma “Região Carbono Zero”.
 
O Nextmov – Smart Region Summit é um evento organizado pela AMAL com financiamento do CRESC Algarve 2020. A entrada é gratuita bem como a inscrição nas conferências. 
 
Mais informações em www.smartregion.pt
 
Algarve Primeiro