Economia

Portimão promove III Semana da Reabilitação Urbana inspirada na declaração da ONU

 
O Município de Portimão promove a III Semana da Reabilitação Urbana, entre 18 e 21 de abril.

 
No âmbito da Operação de Reabilitação Urbana da ARU-centro histórico de Portimão, e no seguimento das duas edições anteriores, o Município de Portimão irá promover a III Semana da Reabilitação Urbana, entre 18 e 21 de abril, este ano terá como tema a “Reabilitação Urbana, Património e Turismo”, inspirado na declaração da ONU que considera 2017, o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento.
 
Durante vários dias o TEMPO- Teatro Municipal de Portimão, será o espaço privilegiado para debates, conferências e exposições que irão abordar e ilustrar a forma como a reabilitação urbana tem estimulado a economia local, nomeadamente o comércio e o turismo e a importância de uma preocupação crescente com o ambiente, património e planeamento do território, segundo indica a autarquia.
 
Do programa constam painéis de debate e conferências sobre a Reabilitação Urbana e Turismo Sustentável, Materiais de Construção e Reabilitação Urbana e Património que contarão com a participação de vários especialistas nestas matérias, bem como exposições e um concurso de fotografia que desafiam a diferentes olhares sobre o centro histórico de Portimão. 
 
A sessão inaugural terá lugar na terça-feira, dia 18 de abril, pelas 15h, e contará com a presença da Presidente da Câmara de Portimão, Isilda Gomes; do vereador com o pelouro da Regeneração Urbana, Pedro Xavier e do Vogal do Conselho Diretivo do IHRU- Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana, Luís Maria Gonçalves.
 
Depois estão agendados painéis de apresentação do IHRU- Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana sobre “Políticas de Programa no âmbito da Reabilitação Habitacional e Regeneração Urbana” e da ARU – área de Reabilitação Urbana / Centro Histórico de Portimão. 
 
O dia termina pelas 16h30 com uma degustação de doces regionais e a inauguração de duas exposições que ficarão patentes no TEMPO durante a Semana de Reabilitação Urbana :“Desenhar Portimão”, dos Urban Sketchers do Algarve e “Leve Portimão Consigo”, dos alunos do 10º ano de Artes Visuais da Escola Secundária Poeta António Aleixo.
 
O dia 19 de abril será dedicado aos materiais de construção. Pelas 15h00 terá lugar uma apresentação da CIMPOR onde se discutirá, pelas 15h45, “Como reabilitar e renovar sustentadamente sem destruir”, painel conduzido por representantes da NEUCE. Após um coffee break será a vez de Alexandre Pais, do Museu Nacional do Azulejo, apresentar um painel intitulado “A Força da Metamorfose”.
 
Quinta-feira, dia 20 de abril, será dedicado à reabilitação urbana e turismo sustentável com o primeiro painel a cargo de Desidério Silva, Presidente da Região de Turismo do Algarve. Pelas 15h30 Ana Velosa, da Universidade de Aveiro, dará uma palestra sobre Reabilitação do Património Edificado – Impacto no/do Turismo” e a terminar a tarde, um painel sobre o caso de Sintra.
 
O último dia, sexta-feira, será dedicado à reabilitação urbana e património.
 
Nesse sentido, Pedro Cepeda, Assessor da Presidência no Município de Penafiel, e Amadeu Portilha, Vice-Presidente do Município de Guimarães, irão apresentar painéis sobre o impacto que políticas públicas de reabilitação e valorização urbana tiveram no desenvolvimento das suas cidades. 
 
Pelas 16h15, Bruno Oliveira e Marlene Santos do Estúdio ODS Arquitectura irão partilhar a sua experiência com o projeto do Hostel CONII, situado num edifício do século XIX que foi recuperado de forma a manter a fachada original em Quarteira. 
 
Por fim, o último painel intitula-se “VRSA a céu aberto” e será da autoria de Renata Ferreira da SGU - Sociedade de Gestão Urbana  de Vila Real de Santo António.
 
Entre os dias 18 e 20 de abril decorrerá, um concurso de fotografia organizado pela Divisão de Regeneração Urbana da Câmara Municipal de Portimão. Os participantes são encorajados a partir à descoberta do centro histórico e a partilharem a sua visão sobre o património edificado, vivências e cultura. A participação é gratuita com inscrições e informações através do email rosa.martins@cm-portimao.pt. 
 
A participação na Semana da Reabilitação Urbana está aberta a todos os interessados e é de acesso livre.
 
Algarve Primeiro