Sociedade

Portimão convida a um passeio de observação de aves na Ria de Alvor

 
No fim de semana de 30 de setembro e 1 de outubro realiza-se o Eurobirdwatch e Portimão lança o convite aos amantes da natureza para um passeio de observação de aves na Ria de Alvor, a realizar durante a manhã de sábado, na companhia do biólogo da Câmara Municipal de Portimão.

 
Uma oportunidade para observar as aves, com um guia especializado nas espécies que nidificam na Europa do norte e central e que nesta época do ano se dirigem às terras mais quentes de África, elegendo o ecossistema da Ria de Alvor para descansar e reabastecer, antes de prosseguirem viagem para sul, explica a Câmara de Portimão em nota de imprensa.
 
O Eurobirdwatch é uma iniciativa coordenada pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) desde 1999 e que este ano conta com a participação de 26 entidades, entre empresas, organizações não governamentais, áreas protegidas e municípios, incluindo o de Portimão que mais uma vez se associa a esta ação.
 
Conhecido inicialmente por Fim-de-semana de Observação de Aves, é promovido pela BirdLife International desde 1993 sendo que, sensibilizar as pessoas para a migração das aves e para os perigos que estas enfrentam nas viagens rumo a porto seguro é um dos objetivos da sua 24ª edição.
 
A participação neste passeio é gratuita mas de inscrição obrigatória até às 12h00 do dia 29 de setembro, junto do Departamento de Ambiente da autarquia através do telefone 282 480 412 ou email daes@cm-portimao.pt ,e é limitada a 20 participantes. 
 
O ponto de encontro está marcado para o parque de estacionamento da Quinta da Rocha, a partir das 09h30, de onde os participantes, partem à descoberta de uma zona de elevado interesse ecológico e natural. 
 
Para esta caminhada ao longo do açude poente da Quinta da Rocha, com cerca de duas horas e meia de duração, é aconselhável o uso de vestuário e calçado confortáveis, proteção solar, binóculos e água, aconselha a autarquia, promotra desta iniciativa.