Sociedade

Portimão acolhe XIII Grande Capítulo da Confraria dos Gastrónomos do Algarve

 
Terá lugar no próximo dia 7 de Outubro em Portimão, a festa que junta na região algarvia cerca de três centenas de confrades portugueses, espanhóis e italianos para enaltecer a gastronomia e premiar os melhores produtos, chefes de cozinha e restaurantes do Algarve.

 
Desta forma, a cidade de Portimão vai acolher o maior evento anual da Confraria dos Gastrónomos do Algarve, o XIII Grande Capítulo, assim como a V Gala da Ordem de Santa Maria de Ossónoba, que condecora e premeia os melhores da gastronomia algarvia e nacional.
 
A organização informa que, “num primeiro momento, o XIII Grande Capítulo terá lugar na igreja matriz de Portimão, numa cerimónia marcada para as 10h30 e que reunirá cerca de 40 confrarias de todo o país, de Espanha e Itália, onde serão entronizados vários confrades, entre eles o Presidente da Confraternita Enogastronomica Circolo Della Rovere de Savona, Itália, o Presidente da Cofradia del Queso da Cantabria, Espanha, entre outros”.
 
À noite, a partir das 20h00, realiza-se no Pestana Alvor Praia, o jantar e a V Gala dos Prémios de Santa Maria de Ossónoba, uma iniciativa bienal que distingue treze categorias, entre as quais, "cozinha tradicional do Algarve", "chefe de cozinha nacional", "chefe de cozinha da região do Algarve", "vinho do Algarve", "restaurante algarvio", "personalidade Enogastronómica" e "prémio carreira".
 
Os prémios Santa Maria de Ossónoba correspondem a um reconhecimento da confraria com aqueles que tanto dão em prol da comunidade e que tantas vezes ficam no esquecimento.
 
Aos galardoados de cada categoria, será atribuído um troféu representativo da distinção alcançada e Diploma.
 
A iniciativa tem como finalidade reforçar a imagem da Confraria como "guardiães" do como fazer, e o essencial dos seus objectivos: "difusão e divulgação da raiz cultural da região do Algarve e, também, o incentivo e defesa dos interesses públicos desta comunidade".