Comportamentos

Pensamento positivo “atrai riqueza”

 
A forma como se encara a vida é determinante para contornar os mais variados obstáculos, isso é ponto assente e amplamente divulgado pela maioria dos autores que acreditam inclusivamente que o pensamento positivo é a base para a saúde e para a felicidade.

A acrescentar este ponto, surge a obra do milionário T. Harv Eker que associa também a riqueza a um estado de espírito.
 
Para este especialista que analisou como funcionam as mentes milionárias, a capacidade para acumular riqueza depende da forma como se vê o mundo, pelo que, “as queixas e lamúrias atraem negatividade e repelem os lucros e a acumulação de dinheiro.”
 
No seu mais recente livro “Secrets of the Millionaire Mind” (“Segredos de uma mente milionária”)  Eker afirma que as queixas constantes podem impedir uma pessoa de se tornar milionária, na medida em que é a forma de pensar que permite atrair fortuna.
 
Citando o seu próprio exemplo, o norte-americano T. Harv Eker apresenta-se como autor, empresário e orador motivacional. É conhecido pelas suas teorias sobre a relação entre a riqueza e a motivação e ousou explicar ao mundo como se conquista riqueza. 
 
Segundo o autor, todos nós temos um “modelo financeiro” enraizado na nossa mente e é esse modelo – mais do que qualquer outra circunstância – que determina as nossas finanças. No livro, Eker escreve sobre os fatores que distinguem as mentes milionárias das outras e destaca um hábito decisivo. Os milionários evitam queixar-se.
 
“Queixar-se é a pior coisa possível a fazer pela sua saúde ou riqueza”, escreve Eker citado pela Business Insider.
 
Para justificar a sua teoria, Eker reforça que, “quando nos queixamos e lamentamos estamos a concentrar a nossa atenção no lado negativo das coisas e essa negatividade tem tendência a contaminar outras áreas da vida.”
 
Atendendo à já conhecida tese de que o positivo atrai positivo, tal como o negativo exerce uma forte tendência sobre o seu similar, o autor sublinha que, quando assentamos os nossos pensamentos numa base negativa, “só atraímos lixo”, razão pela qual muitas pessoas não conseguem posicionar-se corretamente na vida.
 
Eker clarifica que, “alimentar este círculo de negatividade deixa pouco espaço para o crescimento, especialmente para o crescimento financeiro”.
 
Ao mesmo tempo, o empresário inclui o meio envolvente como forma de atracão ou afastamento de riqueza, já que, “Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és” é um ditado que resume outro dos conselhos de T. Harv Eker: “tão importante como evitar o queixume e a lamentação é manter-se à distância de pessoas que passam a vida a fazê-lo. No entanto, muitas pessoas gostam de ouvir os queixosos. Porquê? Porque esperam pela sua vez para se queixarem e para arrastarem a mesma posição negativa.”
 
Como conselho fundamental Eker deixa um alerta: “devemos evitar entrar num círculo vicioso de negatividade e para o fazer, é importante eleger os nossos pensamentos e as nossas palavras sabiamente”. 
 
O milionário reforça que, “a energia negativa é contagiosa” e naturalmente um impedimento para o sucesso.
 
Partindo deste pressuposto, é necessário “concentrar o máximo de positividade de forma a que se concretizem esses pensamentos orientados para a conquista do positivo.”
 
O segredo para alcançar a riqueza, segundo Eker é mesmo “acreditar, lutar e orientar a energia positiva para o sentido que se pretende. É afastar o que é negativo e polarizar o positivo.”
 
Fátima Fernandes