siga-nos | seja fã
PUB
 

“Pensa com o coração” Este apontamento é para si!

“Pensa com o coração” Este apontamento é para si!
Imprimir Partilhar por email
30-07-2015 - 11:18
Cada vez se fala mais na necessidade de ser prático e racional, mas o que dizer acerca de quem “pensa com o coração”
 
Apesar de não se dar tanto valor ao mundo emocional, a realidade é que há muitas pessoas que (ainda) pensam com o coração neste mundo de finanças e economia.
 
Segundo o Huffington Post, todos os seres humanos têm uma vertente mais prática e outra mais emocional, a diferença está na “dose”de cada parcela, o que faz com que se tenha os sentimentos mais ou menos “ flor da pele”
 
As pessoas que pensam com o coração, são muito mais emocionais, têm mais dificuldade em dar uma resposta racional imediata a uma situação, conseguem “ver”os sentimentos e emoções dos outros e, são mais intuitivas, adianta a mesma publicação.
 
Têm mais dificuldade em lidar com os afetos e mais facilmente “entram”no mundo dos outros, porquê?
 
De acordo com o  Huffington Post, as pessoas que pensam com o coração, possuem caraterísticas especiais e, vão aprendendo ao longo da vida a lidar com as suas próprias emoções, facilidades e constrangimentos.
 
Avalie se é uma pessoa mais racional ou empática respondendo a estes pontos:
 
1. É uma pessoa transparente cujo lado emotivo (e que faz chorar nas mais variadas ocasiões, como casamentos, discursos, discussões ou situações complicadas do dia a dia) vem sempre à tona e faz com que coloque os sentimentos acima de qualquer coisa ou situação.
 
2. Não consegue dar uma resposta imediata a uma situação. Precisa de ponderar e de avaliar a sua predisposição para o que lhe é proposto. Isto acontece-lhe nas mais variadas situações quotidianas devido ao facto de colocar o que sente acima de qualquer outro objetivo.
 
3. É altamente empática –quando o coração fala mais alto, até mesmo os sentimentos dos outros são vividos.
 
4. Fala sobre o que sente –quando algo atormenta uma pessoa sistemática, a solução é fácil: arranjar uma alternativa ou esquecer, de vez, o assunto. Já no caso das pessoas mais empáticas, todo e qualquer sentimento é motivo de conversa e desabafo.
 
5. É uma pessoa extrovertida que fala abertamente dos seus sentimentos. É capaz de elogiar o outro, de mostrar felicidade, tristeza, ansiedade, entre outros sentimentos, porque sabe que as emoções fazem parte da sua vida e da forma como lida com os demais. Valoriza-se e dá muita importância ás relações com os outros.
 
6. O stress é frequente –uma vez que são pessoas mais sensíveis, os pensamentos negativos acabam por tomar conta do dia, diz o Huffington Post. E qualquer complicação é motivo para tristeza e stress.
 
7. São intuitivas, embora sejam menos racionais, as pessoas que têm ‘ coração na boca’conseguem ser mais intuitivas.
 
8. São gratas –dizer ‘obrigado’não é uma tarefa difícil para as pessoas empáticas, pelo contrário. Diz um estudo citado pela publicação, que estas pessoas são gratas pelos sentimentos, pensamentos e pessoas positivas que as rodeiam. E fazem questão de mostrá-lo.
 
9. Não há sentimento que lhes escape, seja alegria, euforia, tristeza, stress, ansiedade, medo, receio. Todos os sentimentos estão ‘ligados’ao cérebro das pessoas mais emocionais e acabam por ditar os seus atos e comportamentos.
 
Ser emocional significa ser fraco?
 
De todo que não! Uma situação nada tem a ver com a outra. De acordo com os entendidos na área da psicologia, as emoções e a forma como se vive o mundo afetivo resulta do percurso de cada pessoa. 
 
Ao mesmo tempo, “ força interior é como um músculo: quanto mais se exercita, mais forte se torna” o que quer dizer que, quando se diz que é uma pessoa mais emotiva, isso não significa que seja mais fraca, mas sim que tenha outra forma de encarar a vida e as situações.
 
De acordo com Senora Roy, “para que não existam dúvidas, entenda-se que, ser emocionalmente forte traduz não precisar de apelar à atenção dos outros, muito menos fazer pedidos para ter companhia, para ser amado ou para lidar com as situações”
 
Uma pessoa que fala abertamente dos seus sentimentos não é necessariamente alguém fraco emocionalmente, já que “faz muito bem falar sobre aquilo que nos inquieta, que nos anima e que nos acontece. O que nos torna fracos é a chamada de atenção e usar as nossas experiências e dificuldades para ter os outros por perto e preocupados connosco”
 
Uma pessoa forte emocionalmente sabe que os outros estão consigo por prazer e não por obrigação, tal como se sente confortável quando valoriza os outros. 
 
Alguém que é capaz de reconhecer qualidades nos outros, é igualmente muito forte para consigo mesmo. “não é por se comover com uma determinada situação, que uma pessoa se torna fraca, muito pelo contrário, é capaz de libertar um sentimento e dar lugar a algo novo”
 
Pelo contrário, as pessoas que se escondem por detrás da racionalidade, nem sempre sabem lidar com as emoções e, podem ser fracas desse ponto de vista. Podem fazer uso de chamadas de atenção indiretas e com compensações de alguma forma, mas nunca mostrar que estão carentes ou que se sentem tristes. Acabam por “usar e abusar”dos outros sem mostrarem o que sentem ou o que as feriu. 
 
Estas são pessoas emocionalmente fracas que se julgam fortes por não demonstrarem as suas fraquezas e por arranjarem artifícios para justificar o que fazem de negativo. 
 
Estas pessoas não elogiam porque querem ser o centro das atenções, não choram porque querem mostrar força e acabam por ser muito menos corajosas e confiantes que as que rotulam como fracas “ que pensam com o coração” 
 
É tudo uma questão de opção e de oportunidade, pois como já foi referido, “as emoções resultam da história de vida de cada pessoa e da forma como esta lhe deu sentido”
 
 
 
 
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Educação: orientar as crianças para a maturidade emocional



-

Educação: o que não se deve (de forma alguma) fazer a uma criança



-

“Crianças que não brincam, ficam doentes” – Mário Cordeiro



-

Sabe o que é Síndrome de Húbris? É a doença do poder!



-

Sabe identificar um sociopata?



PUB
 
NOTÍCIA MAIS LIDA DO MOMENTO
Faro: Queda de tronco na Alameda colocou visitantes em pânico

Faro: Queda de tronco na Alameda colocou visitantes em pânico

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ALBUFEIRA:Acordo leva Sindicato a desconvocar greve no Clube Med da Balaia

ALBUFEIRA:Acordo leva Sindicato a desconvocar greve no Clube Med da Balaia

ver mais
 
Lagos revive Festa do Banho 29 com Quim Barreiros e Ruth Marlene

Lagos revive Festa do Banho 29 com Quim Barreiros e Ruth Marlene

ver mais
 
Ministro do Ambiente de visita a Tavira e Quarteira esta segunda-feira

Ministro do Ambiente de visita a Tavira e Quarteira esta segunda-feira

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio