Sociedade

Orquestra Clássica do Sul "recebe" outono com novo ciclo musical e concerto de abertura do ano académico

 
O Auditório Municipal de Albufeira recebe, no dia 7 de outubro, um concerto integrado no ciclo “Clássicos Light” e no dia seguinte, 8 de outubro, a Orquestra Clássica do Sul atua no Museu Municipal de Faro no Concerto de Abertura do novo Ano Académico.

 
Música de Câmara, uma maestrina convidada e um concerto de homenagem a John Avery são algumas das propostas do mês de outubro para os apreciadores de música clássica.
 
“Histórias e Personagens” é o concerto que a Orquestra Clássica do Sul vai apresentar em Albufeira, no dia 7, pelas 21h30, e em Faro, no dia 8, pelas 18h00, com direção da jovem maestrina Nil Venditti.
 
A jovem promessa de direção de orquestra é natural de Itália e apresenta-se pela primeira vez em Portugal para conduzir obras de Mozart, Schubert, Rossini, Grieg e Strauss em dois momentos distintos.
 
O ciclo “Outono Musical” propõe a descoberta de “Inspirações Barrocas”, num momento intimista interpretado por um quarteto de cordas no auditório da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo no Campus da Penha, a ter lugar no dia 12, às 19h00. A entrada é livre e o evento tem organização da Universidade do Algarve.
 
A música de câmara regressa ao Salão Nobre da Santa Casa da Misericórdia de Faro no dia 13 de outubro pelas 19h00 com “Compositores Americanos”, momento que visa assinalar o centenário da morte de Scott Joplin e o 150.º aniversário do nascimento de Amy Beach.
 
O ciclo de Música de Câmara prossegue em Silves, na Igreja de Alcantarilha a 14 de outubro, com o concerto “Inspirações Barrocas” pelas 21h00. Mozart, Telemann e Britten vão inspirar as melodias do agrupamento de cordas da Orquestra Clássica do Sul.
 
O Cineteatro Louletano integra a programação deste mês da Orquestra com o “Concerto das Nações” dedicado ao Reino Unido. No âmbito do ciclo “Loulé Clássico”, a sala da cidade louletana prepara-se para receber no dia 19, às 21h30, obras de grandes compositores britânicos que deixaram a sua marca na história da música. Com direção do Maestro Rui Pinheiro, este concerto contará com a presença da solista Jennifer Pike ao violino.
 
A encerrar o programa mensal, no dia 28 de outubro terá lugar o Concerto de Celebração a John Avery, Maestro Associado da Orquestra Clássica do Sul que culmina esta fase do seu percurso musical com uma cerimónia especial. O concerto, de entrada livre, acontece no Grande Auditório de Gambelas, pelas 19h00 e será apresentado pelo conhecido escritor e contador de estórias Jorge Serafim.