Economia

Obras na EN125 param até 31 de agosto para "assegurar fluidez do tráfego durante a época alta"

 
As obras de requalificação da Estrada Nacional 125, entre Vila do Bispo e Olhão, ascendem neste momento a cerca de 80 milhões de euros, o que corresponde a 94% do previsto para esta infraestrutura concessionada à empresa Rotas do Algarve Litoral, responsável pela execução do projeto.

 
Segundo indicou a Rotas do Algarve Litoral em comunicado e com base em informações veiculadas por parte da Infraestruturas de Portugal, entre as obras já concluídas encontra-se a requalificação integral do troço entre Vila do Bispo e Lagos, numa extensão de 20 quilómetros, e a construção das variantes de Lagos, Faro e, mais recentemente, do Troto, concelo de Loulé.
 
Entretanto, foi anunciado que os trabalhos ainda em curso serão suspensos entre 30 de junho e 31 de agosto, "de forma a assegurar a fluidez do tráfego durante a época alta do turismo", acrescenta o mesmo comunicado .
 
Em alguns troços em requalificação houve necessidade de reprogramar as intervenções, devido, nomeadamente, à multiplicidade de entidades envolvidas nos projetos – águas, saneamento básico ou telecomunicações, processos administrativos relacionados com expropriações e necessidade de tratamento de vestígios arqueológicos.
 
Assim, nas rotundas da Mexilhoeira Grande, Figueira 2, Montes de Alvor, Hotel, Escola Internacional, Matosa/Torre e Pêra, as obras serão concluídas após 31 de agosto.
 
Nestes locais será feito um reforço da sinalização, assim como o isolamento das zonas de obra, de forma a assegurar a fluidez do tráfego e as condições de segurança dos automobilistas e peões.
 
Os condicionamentos de tráfego nas passagens rodoviárias sobre o caminho-de-ferro em Fontainhas e Maritenda serão levantados até ao final da primeira semana de julho.