Sociedade

Nota de Pesar da Câmara Municipal de Faro pelo falecimento do Dr. Larguito Claro

 
A Câmara Municipal de Faro cumpre o doloroso dever de informar que faleceu esta noite, em sua casa, o Dr. João Maria Larguito Claro, vítima de doença.

 
João Maria Larguito Claro, nascido em 1947, deixa-nos um legado de grande valor humano e profissional. Especialista em Dermatologia exercia o cargo de Diretor do Serviço de Dermatologia do Centro Hospitalar do Algarve. Do seu vasto currículo a nível nacional, destacam-se os cargos de diretor dos Serviços de Saúde de Macau e de Diretor Clínico no Hospital de Faro.
 
João Larguito Claro foi o médico que mais expandiu o apoio do seu serviço aos cuidados de saúde primários, através de teleconsultas em tempo real, tendo-se destacado em 2016 por ter dado a melhor resposta nacional através do rastreio teledermatológico aos pedidos da primeira consulta realizados pelos médicos de família. Os resultados alcançados nesta área em muito ficam a dever-se ao seu profissionalismo e dedicação incondicional. Com a sua inexcedível disponibilidade, energia e motivação, foi o grande impulsionador do uso das novas tecnologias em prol da melhoria da acessibilidade de todos os cidadãos aos cuidados de saúde. 
 
João Maria Larguito Claro foi distinguido com a Medalha de Mérito-Grau Ouro da Cidade de Faro, no passado dia 7 de setembro.
 
Nesta triste ocasião, o Município de Faro deixa um voto público de profundo agradecimento a João Maria Larguito Claro e apresenta a todos os seus colegas, familiares e amigos a expressão das suas mais sentidas condolências.