siga-nos | seja fã
PUB
 

Não deixe que o stress o domine. Dicas para melhorar a qualidade de vida

Não deixe que o stress o domine. Dicas para melhorar a qualidade de vida
Imprimir Partilhar por email
28-04-2015 - 23:26
O stress é um dos principais inimigos da felicidade e uma das maiores causas de conflitos pessoais e interpessoais.
 
O stress é um dos principais inimigos da felicidade e uma das maiores causas de conflitos pessoais e interpessoais, uma vez que, quando não se está bem para consigo mesmo, dificilmente se transmite “bons fluídos” aos demais. 
 
Não nos esqueçamos também que, o stress é um dos grandes entraves ao bem-estar e à capacidade de aproveitar a vida e os momentos.
 
As melhores decisões não podem ser tomadas em estado de ansiedade ou stress, mas nem sempre se consegue controlar o problema.
 
É nesse sentido que, Charlotte Watts, autora de um estudo que revela algumas formas de abrandar o stress, tem conseguido ajudar muitas pessoas.
 
Para esta especialista, não é difícil controlar o stress a partir do momento em que se reconhece que o mesmo existe e que precisa de ser controlado. 
 
Ao mesmo tempo, “todos precisamos de stress para reagir, mas este tem de ser doseado para que não se torne prejudicial”.
 
Para melhorar a qualidade de vida, importa saber como se pode controlar este estado de ansiedade sem grandes complicações.
 
1. Lave as mãos com água morna Há muitas ações que nos fazem descontrair e lavar as mãos com água morna é uma delas, já que funciona como um calmante natural. Qualquer parte do nosso corpo, quando passada por água quente tem o mesmo reflexo, contudo as mãos permitem que o possamos fazer em qualquer circunstância. Trata-se de um recurso mais acessível e fácil em qualquer ocasião.
 
2. Cantarolar uma música. As pessoas felizes tendem a cantarolar, visto que o zumbido está associado a um modo de vida descontraído. A vocalização, quando se junta à vibração tem um efeito positivo na pressão arterial, o que cria uma resposta ao stress.
 
3. Faça cara feia. O stress cria um bloqueio no corpo, ficamos tensos, com dores de cabeça e muitas pessoas rangem os dentes. A seriedade e a concentração fazem com que se fique tenso e em modo de alerta constante. Assim, tal como no yoga, comece com um rosto pesado mas permita que haja uma libertação que afaste o stress.
 
4. Mastigue aipo. O estudo revelou que mastigar ajudar a reduzir níveis de stress, pastilhas ou gomas fazem com que a mandíbula seja desbloqueada, o contrário do que acontece quando se sente stress. O aipo é uma excelente opção, já que tem funciona como um tranquilizante natural.
 
5. Desenhar permite aliviar o stress. O stress faz com que as duas partes do cérebro entrem em conflito, prejudicando a criatividade e diminuindo o espaço para a reflexão e para o pensamento criativo. Para que isto não aconteça é aconselhável que desenhe, poderá usar uma espécie de 'doodle' para expressar o que está a sentir.
 
6. Comprima as sobrancelhas A compressão das sobrancelhas permite libertar a tensão que é acumulada devido ao stress. Uma massagem no rosto proporciona um efeito de cascata por todo o corpo, descarregando a energia negativa acumulada.
 
7. Coloque batom nos lábios Tocar nos lábios acalma o sistema nervoso e ajuda-o a acalmar-se. Enquanto comer em excesso pode pôr em risco a saúde, tocar nos lábios com batom, por exemplo, é relaxante.
 
8. Coma uma salada. Muitas pessoas acham que responder ao stress com açúcar é a melhor opção, contudo essa decisão não só não é saudável como não reduz o stress. A salada pode não parecer uma opção atraente mas há legumes que possuem qualidades calmantes que ajudam nesse combate. Para que a refeição seja perfeita poderá juntar gorduras saudáveis e proteínas como peixe, queijo de cabra ou nozes e mastigar bem, estando assim a usar dois dos pontos do estudo.
 
9. Tire os sapatos Andar descalço é algo que não podemos fazer com frequência, principalmente quando estamos fora de casa mas tirar os sapatos é muito positivo para controlar o stress. Os sapatos contraem a circulação e afetam o sistema músculo-esquelético que aumenta a tensão do corpo. Aproveite o tempo que está em casa para andar sem sapatos.
 
10. Abrace. O ser humano tem necessidade de sentir afeto. O toque, o conforto e o calor corporal são fundamentais para regular os níveis de stress, desta forma abraçar é uma forma de conseguir a proximidade que estes sentimentos oferecem.
 
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Quando a ansiedade nos atrapalha os planos  



-

Mindfulness:Treino e principais benefícios



-

Diferenças entre empatia e contágio emocional



-

Educação: orientar as crianças para a maturidade emocional



-

Educação: o que não se deve (de forma alguma) fazer a uma criança



PUB
 
NOTÍCIA MAIS LIDA DO MOMENTO
FARO:Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa começa ano letivo com refeições vegetarianas na ementa

FARO:Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa começa ano letivo com refeições vegetarianas na ementa

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Algarve regista maior valor de pescado comercializado nas lotas portuguesas

Algarve regista maior valor de pescado comercializado nas lotas portuguesas

ver mais
 
Investigadora da UAlg recebe bolsa de 20 mil dólares para estudar ocupação Neandertal

Investigadora da UAlg recebe bolsa de 20 mil dólares para estudar ocupação Neandertal

ver mais
 
Candidaturas aos prémios da “Gala do Desporto 2017” de Portimão decorrem até 15 de outubro

Candidaturas aos prémios da “Gala do Desporto 2017” de Portimão decorrem até 15 de outubro

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio