Sociedade

Município de São Brás de Alportel investe na ampliação e renovação do Parque de Habitação Social

 
 
 
A par do trabalho que é realizado pelos serviços da Câmara Municipal na manutenção regular dos 50 fogos de habitação social do município, a autarquia leva a cabo obras de maior envergadura, num investimento que visa ampliar e renovar o Parque Habitacional, ao serviço da comunidade.

 
Neste momento, decorrem diversas obras, num investimento que supera os 50 mil euros informou a edilidade.
 
Uma parte substantiva deste investimento prende-se com obras de beneficiação geral em seis habitações do Bairro Social, adjudicadas a empresa locais; uma nova fase de pinturas das habitações camarárias do Bairro realizada recentemente e uma nova empreitada de substituição das janelas no mesmo Bairro.
 
A autarquia avança que recentemente assinou um protocolo de colaboração com a Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel. Um acordo que permite ao município criar novos fogos de habitação social através da adaptação de imóveis devolutos da Santa Casa. Desde a formalização do acordo, já foi estabelecido o primeiro contrato de comodato, que tem por objeto a cedência de uma habitação, cuja obra de adaptação já está em curso, integrada neste conjunto de investimentos.
 
Ao abrigo de uma parceria com a Junta de Freguesia, a autarquia apoia também a concretização de obras de melhorias no Bairro Graça a Deus, propriedade da Junta de Freguesia.
 
Em complemento, a Câmara Municipal diz estar a desenvolver o programa “Mão Amiga” que apoia famílias que não vivem em habitação social, mas que precisam de ajuda para realizar obras essenciais para garantir a dignidade e o conforto do lar de quem menos tem. 
 
Neste momento, encontra-se em conclusão mais obra ao abrigo do Programa “Mão Amiga” e prosseguem outras intervenções, num orçamento anual na ordem dos 50 mil euros.
 
Na área da inclusão social, foi construído o Espaço Multiusos João Rosa Beatriz, que veio complementar o Espaço Desportivo já existente no local e que permite a realização de um conjunto de atividades e o acompanhamento social, de proximidade, de todo este complexo habitacional.
 
O projeto de intervenção comunitária “Bem Me Quer” que tem sede neste espaço é responsável por um programa de atividades diversificadas, que envolvem moradores e outros participantes, "permitindo dar nova dinâmica ao Bairro, cada vez mais atrativo e mais feliz", explica nota da autarquia.
 
O espaço acolhe também atividades de tempos livres para jovens.