Sociedade

Município de Olhão investe 200 mil euros em parques infantis

Inauguração do Parque Infantil da Fuseta
Inauguração do Parque Infantil da Fuseta  
 
Foi inaugurado no último sábado, dia 20 de maio, pelo presidente da Câmara Municipal de Olhão, António Miguel Pina, o renovado parque infantil da Fuseta, que sofreu uma intervenção profunda, inserida num conjunto de outras, a decorrerem neste tipo de equipamentos em todo o concelho.

 
Num investimento de cerca de 200 mil euros, estão a ser intervencionados, para além do parque infantil da Fuseta, o do Bairro 28 de Setembro; o projeto contempla, ainda, a construção de dois novos parques infantis, na Quinta João de Ourém e no Circuito de Manutenção de Pinheiros de Marim, conforme anunciou o presidente da Autarquia.
 
António Miguel Pina aproveitou a ocasião para sublinhar a importância destas intervenções para a população do concelho.
 
O renovado parque infantil da Fuseta, localizado junto ao cais de embarque, mantém a área de jogo e recreio, de forma a assegurar o mesmo número de equipamentos anteriormente existentes e a garantir a área de segurança das crianças.
 
Os antigos equipamentos, que já não ofereciam condições de segurança, foram substituídos por um baloiço, uma mola, uma estrutura multifunções e um balancé de mola dupla.
 
No dia 1 de junho, será inaugurado o renovado parque infantil do Bairro 28 de Setembro. Neste equipamento, foi eliminada a areia existente na área de jogo e recreio e parte da área de lajetas de betão vermelho, de forma a ampliar a respetiva área de jogo.
 
Em termos de mobiliário urbano, foi implantada uma pérgula de madeira, de forma a fornecer sombra, e um conjunto de mesas e cadeiras. No que diz respeito aos equipamentos de recreio, os mais pequenos vão passar a dispor de um baloiço, um jogo multifunções composto por uma torre e um escorrega e um balancé com molas para 4 crianças.
 
No dia 16 de junho, Dia da Cidade, será a vez da inauguração de dois espaços novos, na Urbanização João de Ourém e no Circuito de Manutenção de Pinheiros de Marim.
 
O primeiro, situado entre a Escola Professor Paula Nogueira e a Urbanização Quinta João de Ourém, inclui um espaço de jogo e recreio, que pretende colmatar as necessidades existentes até agora naquela zona em termos de espaços infantis.
 
Na área envolvente ao espaço de jogo e recreio, foi introduzida uma zona pedonal livre de obstáculos, de forma a facilitar a circulação de todos os utentes, designadamente daqueles que apresentem mobilidade condicionada. De forma a tornar o equipamento mais aprazível, foram também plantadas diversas árvores e introduzidos bancos em betão.
 
O equipamento infantil, de linhas contemporâneas, contempla uma estrutura multifunções, uma mola individual, uma mola oscilante de 3 postos, um baloiço e um escorrega.
 
Já o novo parque infantil do Circuito de Manutenção de Pinheiros de Marim, faz parte de um conjunto de intervenções mais profundas que aquele espaço de lazer tem vindo a sofrer, orçadas em cerca de 200 mil euros. 
 
O equipamento, construído de raíz, contempla dois espaços distintos, destinados ao usufruto por parte de crianças de diferentes idades. É dotado de 1 baloiço, 3 molas, 1 mola tripla e 2 estruturas multiusos para diferentes idades.
 
Algarve Primeiro