Sociedade

Município de Alcoutim garante abertura da Extensão de Saúde de Vaqueiros

 
O Município de Alcoutim, representado pelo presidente da Câmara, Osvaldo Gonçalves, e a Administração Regional de Saúde do Algarve, representado pelo presidente do Conselho Diretivo, Paulo Morgado, assinaram esta terça-feira, um protocolo de colaboração que visa reabrir e revitalizar a Extensão de Saúde de Vaqueiros.

 
O documento que tem por objeto regulamentar os termos da colaboração institucional a estabelecer entre as partes em matéria de investimentos a realizar pelo Município de Alcoutim visa a instalação da Extensão de Saúde de Vaqueiros, na antiga Escola Primária, a ceder gratuitamente pela autarquia após conclusão das obras de reconversão. Todas as despesas da obra serão da inteira responsabilidade do Município, o que implicará um investimento que rondará os 50 mil euros, confirmou a autarquia.
 
Após a conclusão da obra, a ARS Algarve compromete-se a reabrir a unidade de saúde com cobertura assistencial adequada às necessidades da população local. A unidade irá funcionar preferencialmente em dois períodos por semana, em horários e dias a definir. 
 
“A assinatura deste protocolo viabiliza o compromisso que assumi de diligenciar no sentido de reabrir a extensão de Vaqueiros, salvaguardando assim os interesses da população da freguesia no domínio da saúde”, sublinha o presidente da Câmara Municipal, Osvaldo Gonçalves.
 
Refira-se que após o encerramento desta unidade, a 12 de outubro de 2013, levou a que implicou que os utentes, maioritariamente idosos, se deslocassem à unidade mais próxima, a 40 quilómetros de distância.
 
“Não cruzámos os braços e ao fim de mais de três anos de luta nos gabinetes iremos ter novamente médico em Vaqueiros”, declara Osvaldo Gonçalves.
 
Algarve Primeiro