Desporto

Mundial Superbike:Rea e Kawasaki arrasaram em dia histórico em Portimão

 
 
Com o público a aderir novamente em força o Autódromo Internacional do Algarve recebeu hoje o derradeiro dia do programa da décima prova do campeonato do mundo de Superbike que após um ano de ausência regressou ao traçado do Autódromo Internacional do Algarve.

 
A jornada começou de forma histórica quando Ana Carrasco se tornou na primeira mulher a vencer uma prova de campeonato do mundo de motociclismo ao tirar a primeira posição a Alfonso Coppola após a derradeira curva da corrida de Supersport 300. 
 
As 11 voltas da corrida foram de intensidade total com a piloto espanhola envolvida na luta pelo primeiro posto, acabando por surpreender nos últimos metros para vencer com uma diferença de apenas 53 milésimas de segundo face a Coppola, Garcia, Valle e Perez, pilotos que passaram igualmente pelo comando da corrida e cortaram a meta colados a Ana Carrasco, sendo que Perez, o quinto, terminou a 338 milésimas de segundo da histórica vencedora.
 
Igualmente bastante discutida foi a vitória na classe Supersport. PJ Jacobsen foi o primeiro comandante na fase inicial da prova, mas com o acumular de voltas o norte-americano perdeu terreno num grupo onde estavam os cinco primeiros do campeonato.
 
Depois de Jules Cluzel e Lucas Mahias terem passado pela liderança tal como Jacobsen, Kenan Sofuoglu subiu ao primeiro lugar na oitava passagem e não mais largou o primeiro posto.
 
Sofuoglu acabou por garantir a quarta vitória do ano com apenas 80 milésimas de vantagem sobre Mahias, que perdeu igualmente o comando do campeonato para o rival turco. Sofuoglu viu também o seu protegido Toprak Razgatlioglu vencer nas Superstock 1000, prova do campeonato europeu onde o turco esteve num nível distinto para vencer com vantagem confortável face a Florian Marino e Maximilian Scheib, os seus companheiros de pódio.
 
A fechar o dia e o fim-de-semana Jonathan Rea mais uma vez esteve imparável e venceu pela 11ª vez no campeonato - quinta consecutiva no Autódromo Internacional do Algarve - depois de assumir a liderança na segunda das 20 voltas da corrida, ele que arrancou na nona posição.
 
Rea cruzou a linha da meta com quase seis segundos de vantagem sobre Michael Van Der Mark com o holandês a assegurar o seu primeiro pódio do ano numa corrida onde Chaz Davies hipotecou a possibilidade de subir a segundo no campeonato depois de cair a três voltas do final. Uma queda que colocou igualmente Marco Melandri no pódio e deixou Eugene Laverty em quarto.
 
Com esta dupla vitória Jonathan Rea reforçou a liderança de vitórias na pista algarvia e aumentou o seu pecúlio de pontos para 280 aqui conquistados, ele que participou em todas as 18 corridas do campeonato realizadas no Autódromo Internacional do Algarve.