Sociedade

Ministro Poiares Maduro visitou esta manhã boas práticas de inovação social em Querença e Faro

Encontro em Querença
Encontro em Querença  
Encontro em Faro
Encontro em Faro  
O Ministro - adjunto do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, deslocou-se esta manhã, ao Algarve para dar início ao primeiro de dois dias do Roteiro nacional do Programa de “Inovação Social”.

 
O objetivo desta deslocação foi conhecer “boas práticas” na área da inovação e do empreendedorismo social, em curso.
 
O programa incluiu a visita ao projeto de Querença (Loulé), onde teve oportunidade de assistir à apresentação das iniciativas: Barra Energética, Associação Trail Running, Agricultura Biológica, Jardins Sustentáveis e Design Criativo, com a presença, Filipe Santos, Presidente da Comissão Diretiva da Iniciativa Portugal Inovação Social, David Santos, Presidente da CCDR Algarve e Comissão Diretiva do CRESC ALGARVE 2020, Margarida Correia, Presidente da Junta de Freguesia Querença / Tor / Benafim, Bruno Inácio, Deputado à Assembleia da República pelo grupo Parlamentar do PSD e Vitor Aleixo, Presidente da CM de Loulé.
 
A seguir o membro do Governo deslocou-se ao Centro de Apoio aos Sem Abrigo (CASA), em Faro na presença de Pedro Cebola, Coordenador da Delegação do Algarve da CASA, Paulo Gouveia da Costa, Presidente do Conselho de Administração da FAGAR, Carlos Baía, Diretor Regional do IEFP, David Santos, Presidente da CCDR Algarve e Comissão Diretiva do CRESC ALGARVE 2020 e Rogério Bacalhau, Presidente da CM Faro, onde assistiu à apresentação do projeto “Mercearia Solidária“, uma iniciativa num formato inovador baseado num sistema de créditos que está a proporcionar alimentação a cerca de 300 agregados familiares carenciados. 
 
O próximo passo do projeto é a informatização da gestão de stocks. Outra iniciativa em preparação é o “Teto de Abrigo”, uma rede social que pretende dar resposta ao problema de pessoas e famílias desalojadas e à actual situação de emergência de habitação.
 
Poiares Maduro acredita que este é o momento certo para promover o mercado da inovação social recorrendo aos fundos comunitários do PORTUGAL 2020. «Temos uma dotação disponível de 150 milhões de euros o que faz com que Portugal disponha de meios e de uma estratégia para estar na vanguarda da Inovação Social no mundo.Os casos hoje visitados são projetos concretos que podem ser replicados e que faz sentido apoiar, comentou em Faro, o ministro.  
 
O périplo da “Inovação Social” prossegue com outras visitas a projetos diferenciadores no Alentejo, Centro e Norte.