Curiosidades

Método japonês ensina a limpar a casa e a mente

 
Hoje vamos resumir um ritual japonês que, segundo os entendidos, para além de promover uma limpeza profunda da casa, liberta-nos do passado e permite-nos viver com mais qualidade e bem-estar.

Designa-se por Oosouji  e, os japoneses realizam-no uma vez por ano, normalmente antes do Ano Novo, já que funciona como uma preparação para algo de positivo que está para vir, no entanto, pode ser desenvolvido em qualquer altura, é preciso é que todos os moradores da casa estejam de acordo e dispostos a colocar mãos à obra.
 
Este método transforma a limpeza da casa num ato de cura, uma vez que se acredita que, com um espaço limpo e organizado, é mais fácil ter a mente saudável e feliz. Assim, os japoneses aproveitam o tempo em que estão a dedicar-se ao lar para se libertarem daquilo que já não lhes interessa e que até pode estar a impedi-los de receber boas energias e bem-estar.
 
A palavra Oosouji traduz-se  na “grande limpeza” e requer planeamento para que o processo cumpra o ritual e alcance os objetivos pretendidos. Na base deste trabalho está a libertação do espaço que se projeta na mente porque se retiram “as amarras” e se prepara tudo para o início de um novo ciclo.
 
Um requisito essencial é que se comece e termine o trabalho, daí a importância do planeamento e de se reunir o material necessário para proceder a essa grande limpeza. Por norma, aproveita-se um fim de semana ou o período de férias para que se possa estar completamente dedicado á tarefa, mas existem cinco pontos a ter em atenção:
 
•Limpar cuidadosamente os espaços. Envolve todos os espaços da casa ou escritório. Os três elementos básicos são tomados como referência: tetos, pisos e paredes.
 
•Verificar os armários e outros espaços de armazenamento. Este é um dos trabalhos mais difíceis. Significa retirar tudo o que está armazenado nesses locais e fazer uma seleção.
 
•Dizer adeus a tudo o que é inútil. Tudo o que está partido e sem uma função, que não é utilizado ou de que já não se gosta, deve ser classificado separadamente. É importante apreciar a contribuição que se fez e determinar se ainda tem alguma utilidade para que possa oferecer a alguém ou a alguma instituição.
 
•Pagar dívidas. O Oosouji parte da ideia de que as dívidas são um “incômodo” para o bem-estar. Portanto, na medida do possível, a grande limpeza deve ser usada para liquidá-las.
 
•Eliminar tudo o que já não lhe serve. Esta é a etapa final, e consiste em descartar ou doar tudo o que foi selecionado dentro do “inútil”.
 
Um outro requisito a ter em conta é que todos os moradores da casa estejam libertos e focados na tarefa, que desliguem os écrans e que possam estar empenhados no que estão a realizar e que não arrastem o trabalho, pois se o mesmo não for concluído não será eficaz», alertam.
 
O Oosouji sugere a limpeza de cima para baixo e de dentro para fora. Comece com os tetos e paredes e continue com o chão. Da mesma forma, comece pelos quartos mais afastados da entrada e termine nesta.
 
Em relação aos quartos, o método aponta que o mais indicado é limpar seguindo a orientação dos ponteiros do relógio. Desta forma, termina no mesmo ponto onde começou. Para os japoneses, esta organização da limpeza representa o decurso e o fim de um ciclo, daí ter de ser cumprido do início até ao seu término.
 
Este ritual representa a importância de retirar das nossas vidas tudo o que é obsoleto e inútil para que nos possamos libertar para construir algo novo e mais inspirador. Ao retirarmos de casa tudo o que está a mais, automaticamente estamos a dizer à nossa mente que há espaço para algo novo porque já nos desfizemos do passado que nos impedia de seguir em frente, com mais energia, vitalidade, qualidade de vida e bem-estar.
 
Fátima Fernandes