Sociedade

Mensagem de Pesar da ARS Algarve pelo falecimento do Dr. Larguito Claro

 
O Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Algarve manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento do Dr. João Maria Larguito Claro, distinto médico olhanense do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, onde desempenhou um papel de elevada importância na história da saúde no Algarve e da Medicina em Portugal, constituindo-se como uma referência nacional e do Serviço Público na área da Dermatologia e da Telemedicina.

 
Do seu vasto currículo a nível nacional destaca-se a passagem, de 1993 a 1999, pelos Serviços de Saúde de Macau onde assumiu o cargo de Diretor. Entre 2002 e 2007 desempenhou funções de gestão na administração do Hospital de Faro no cargo de Diretor Clínico. Assistente Graduado de Dermatologia, exercia o cargo de Diretor do Serviço de Dermatologia do Centro Hospitalar Universitário do Algarve.
 
Foi o médico que mais expandiu o apoio do seu serviço aos cuidados de saúde primários, dando a melhor resposta nacional através do rastreio teledermatológico aos pedidos da primeira consulta realizados pelos médicos de família. Os resultados alcançados nesta área em muito ficam a dever-se ao seu profissionalismo e dedicação incondicional que, com a sua inexcedível disponibilidade, energia e motivação foi o grande impulsionador do uso das novas tecnologias em prol da melhoria da acessibilidade de todos os cidadãos aos cuidados de saúde, tendo sido um exemplo para todos e em particular para os médicos em início de profissão, os quais sempre fez questão de receber e acompanhar ao longo do seu internato tanto no seu serviço como quando já se encontravam nas unidades de cuidados de saúde primários da Região.
 
Em 2016, Dr. Larguito Claro foi distinguido pelo trabalho realizado ao nível do rastreio/triagem teledermatológica, com o prémio de Personalidade do Ano em Telemedicina, distinção atribuída pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), em conjunto com o Grupo de Trabalho de Telemedicina da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS).
 
Em 2017, foi distinguido com a Medalha de Mérito da Saúde, Grau Ouro, atribuída pelo Ministério da Saúde no Dia Mundial da Saúde, por proposta do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Algarve, como forma de reconhecimento do seu profissionalismo e dedicação ao longo da sua carreira em prol da melhoria da acessibilidade de todos os cidadãos aos cuidados de saúde, nomeadamente, na área da dermatologia, constituindo-se como uma referência a nível nacional e do qual a Região de Saúde do Algarve muito se orgulha.
 
Dr. Larguito Claro, com 70 anos de idade, foi, ainda, homenageado com a Medalha de Mérito-Grau Ouro da Cidade de Faro, pela Câmara Municipal de Faro, no Dia do Município em Faro.
 
À família e amigos, e em nome de todos os profissionais de saúde do Algarve, o Conselho Diretivo da ARS Algarve endereça as suas mais sentidas condolências.