siga-nos | seja fã
PUB
 

Manuel Cajuda

Manuel Cajuda
Imprimir Partilhar por email
11-09-2015 - 10:26
Uma personalidade cujo nome rapidamente se associa à cidade de Olhão, Manuel Cajuda faz transportar o talento, o profissionalismo e uma arte singular de trabalho pelos mais variados palcos nacionais e internacionais onde tem desempenhado funções.
 
Manuel Ventura Cajuda de Sousa, nasceu a 27 de Junho de 1951 em Olhão, a cidade que faz questão de afirmar nas mais variadas participações, sendo também “a sua terrinha” para os momentos de férias e lazer.
 
Foi jogador de futebol passando por várias equipas portuguesas, onde se destacou ao serviço do SC Farense, clube onde terminou o seu percurso de jogador e iniciou a carreira de treinador.
 
De treinador-adjunto, rapidamente passou para responsável pelas equipas, tendo oportunidade de trabalhar ao lado de figuras como o búlgaro Hristo Mladenov (Selecionador da Bulgária).
 
 Manuel Cajuda foi treinador do catalão Paco Fortes, do Campeão do Mundo Gil (Brasil) e do internacional húngaro Ferenc Mészáros.
 
Como treinador principal começou no S.C. Farense, passando por equipas como União de Leiria, Sp. Braga, Belenenses, Beira-Mar e Vitória de Guimarães. No plano internacional, conduziu o Zamalek (Egipto), Congqing (China) e Al Sharjah (Emirados). Consagrou alguns títulos e levou várias equipas às competições internacionais (Taça UEFA-Liga dos Campeões da Europa e África e Taça Intertoto).
 
Respeitado pela imprensa e reconhecido pelo trabalho desempenhado nos vários clubes, Manuel Cajuda é um dos treinadores portugueses mais acarinhados no panorama desportivo nacional.
 
Para os entendidos na matéria, Manuel Cajuda consegue aliar “a simplicidade a uma personalidade forte e construir um modelo muito pessoal que motiva os jogadores e aumenta o rendimento das equipas que dirige.”
 
Atingiu excelentes resultados no Braga, Leiria e Marítimo, com boas classificações e qualificações para a UEFA Europa League, juntamente com o seu sucesso na Zamalek (Vice - Campeão e Final da Taça) e Al Sharjah (melhor classificação nos últimos dez anos). Do seu percurso não pode saltar o sucesso no V. Guimarães, quando assumiu o cargo. Cajuda aceitou o desafio numa altura em que o clube estava numa posição baixa na tabela da Segunda Liga, mas conseguiu classificar-se para a Primeira Liga. 
 
Na temporada seguinte, conseguiu a qualificação para a Liga dos Campeões Europeus (apuramento) depois de um brilhante terceiro lugar na Primeira Liga. 
 
É pela sua entrega ao trabalho, pelo estilo muito próprio e pela humildade que transmite ao mesmo tempo que, Manuel Cajuda é recordado como um dos melhores treinadores que orientaram o Vitória de Guimarães, Sp. Braga e Marítimo. Tem uma vasta experiência em todas as competições que participou como UEFA Intertoto Cup, UEFA Europa League, Liga dos Campeões e da Liga dos Campeões Africanos, assim como o futebol asiático, árabe e africano. 
 
Manuel Cajuda é um treinador carismático, característica reconhecida pela maioria dos jogadores que com ele trabalharam. É de sublinhar ainda o facto de fazer valer a sua experiência quando de novos talentos se trata. 
 
Gosta de lançar jogadores jovens tal como o fez ao longo da carreira com Quim (guarda-redes do Sp.Braga e da Seleção), Pepe (Real Madrid), Tiago (Benfica, Chelsea, Juventus e Atl. Madrid) e Danny (Zenit). 
 
Sempre com um espírito empreendedor, Manuel Cajuda tem aperfeiçoado as suas estratégias ao longo da carreira, sendo por isso, reconhecido como o treinador que consegue aliar a inteligência à tática de jogo para obter melhores resultados.
 
É uma referência olhanense, é uma personalidade que tem orgulho em fazer chegar mais longe o nome da terra que o viu nascer e onde gosta de se refugiar. 
 
Foto:Facebook
 
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Manuela Sabino



-

Patrícia Amado



-

Celeste Martins (Moncarapacho)



-

Mário Centeno



-

António João Eusébio (Moncarapacho)



PUB
 
PUB
 
ÁREA CLIENTES
Escola de Condução C.C.S
Escola de Condução para Motociclos e Veículos Ligeiros.
ver mais
 
Allô Pizza
Os apreciadores da verdadeira pizza italiana conhecem a casa, local agradável, bom ambiente e boa-disposição.
ver mais
 
Loja das Taças
Se és campeão a loja das Taças põe-te o Troféu na mão
ver mais
 
 
 
NOTÍCIA MAIS LIDA DO MOMENTO
Abraços melhoram a memória e o bem-estar físico

Abraços melhoram a memória e o bem-estar físico

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Autarquia de Lagoa apoiou cinco alunos a participarem nos cursos de verão da Ualg

Autarquia de Lagoa apoiou cinco alunos a participarem nos cursos de verão da Ualg

ver mais
 
PS Aljezur apresentou candidatos às eleições autárquicas

PS Aljezur apresentou candidatos às eleições autárquicas

ver mais
 
SILVES:Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Silvense apresenta-se na Casa da Cultura Islmâmica e Mediterrânica

SILVES:Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Silvense apresenta-se na Casa da Cultura Islmâmica e Mediterrânica

ver mais
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio