Sociedade

Manifestação em Faro revoltada com "inércia" no combate aos fogos

 
 
 
O Jardim Manuel Bivar em Faro foi palco esta tarde de uma manifestação, que chamou a atenção das entidades competentes e da opinião pública sobre o flagelo dos incêndios no país, desde os crimes de fogo posto, à falta de meios, passando pela "inércia de sucessivos Governos sobre este problema nacional".

 
Em declarações ao Algarve Primeiro, Carla Alcaide, uma das pessoas da organização, destacou que a ação não está ligada a cores políticas, "apenas à cor do país e à indignação face ao que tem acontecido".
 
Indignação que "cresceu", segundo Carla Alcaide, pela "inércia que existe em todos os setores políticos, admnistrativos e judiciais, pois entendo que a sociedade civil tem de fazer alguma coisa, já que o poder político faz pouco".
 
Visivelmente emocionada com os males da "inércia", diz que é "a culpada de tudo o que acontece no país, a inércia de quem poderia dar mais aos bombeiros para serem profissionais e são voluntários ou a política da floresta que tem sido uma pólvora que nunca mais tem fim", avançou. 
 
Ao nosso jornal, Carla Alcaide, assumiu ainda que o Governo tem tido "total desrespeito por quem votou e por quem paga impostos" explicando que este movimento surgiu no Facebook na passada terça-feira "entre duas pessoas que nem sequer se conheciam, tendo decidido avançar com a ideia e escolher Faro, para a realização da manifestação".
 
Realizada a primeira ação, estão previstas outras iniciativas com a sociedade civil, "para tentar apurar com quem percebe de florestas, o que é que o cidadão pode fazer no seu dia-a-dia, tentar perceber com quem está nos bombeiros como é que podemos ajudar no terreno ou saber entre as populações mais afetadas o que mais precisam para sermos nós a enviar ao local os bens necessários e não o Estado".
 
Carla Alcaide, referiu ainda que Marcelo Rebelo Sousa, como "chefe das Forças Armadas, podia dar ordem para os aviões levantarem, sei que a nossa Força Aérea quer ajudar, mas ainda não o fez, aí o Presidente da República tem uma palavra a dizer, que já vem tarde". 
 
Lamenta também as declarações de António Costa, quando disse que o problema dos incêndios vai repetir-se, "do que depender de nós garanto que iremos fazer tudo para que estas tragédias não se repitam, porque todos os Governos são culpados sem exceção, se os políticos são patriotas então deviam estar unidos e não continuar com divisões entre esquerda e direita".
 
"As vidas perdidas nos incêndios para mim foi a gota de água, mas a floresta queimada com esta rapidez, também não deixa esperança para o futuro das novas gerações, portanto temos que fazer o que podemos enquanto pudermos, concluiu.