siga-nos | seja fã
PUB
 

Luís Vicente

Luís Vicente
Imprimir Partilhar por email
23-08-2013 - 17:04
Dos palcos nacionais, com reconhecimento internacional, Luís Vicente enriquece também a Cultura do Algarve com o seu valioso contributo na ACTA e na formação de novos talentos. Com um percurso rico em experiências e saberes é Ator, Encenador, Diretor Artístico e de Produção.
 
 
Luís Vicente é natural de Setúbal e, quando abandonou os estudos em Engenharia Mecânica em prol da vida artística, percebeu a sua verdadeira vocação. 
 
Começa por ser apoiado pela Fundação Gulbenkian, frequenta seminários e workshops de Expressão Dramática, nomeadamente com Carlos Walenstein, Luis de Lima, Eva Winkler, Águeda Sena e Jorge Reys. Estagia com Catherine Dasté e colabora com a Cooperativa Luso-Brasileira de Teatro, dirigida por Augusto Boal, e com o Colectivo Teatral Os Faz-Tudo, dirigido por Fernando Loureiro. 
 
Com este ator e pedagogo, e a instâncias da UNESCO, será co-autor dum programa de formação de animadores sócio-teatrais para a República de Angola. 
 
Ingressa no TAS – Teatro de Animação de Setúbal e dirige o grupo de teatro do Circulo Cultural de Setúbal, integrando a sua direção. Em 1978 ingressa na Companhia de Teatro de Almada onde permanece vários anos trabalhando, entre outros, com os encenadores Fernando Gusmão, Joaquim Benite, Rogério de Carvalho e Marie Pierre Fernandes, exercendo além de funções de ator, de diretor de produção, diretor de cena e de formador nas áreas da Interpretação e da Produção e Gestão Teatral. 
 
Com esta Companhia realiza digressões por Espanha, França e Polónia. Anima vários grupos teatrais e exerce docência no ensino privado e público. 
 
Foi produtor-executivo do Festival de Almada entre a I e a VII edições, e responsável pelo Gabinete de Imprensa do mesmo Festival da XI à XIII edições. 
 
Ingressa no TEC – Teatro Experimental de Cascais, onde trabalha sob a direção de Carlos Avilez. Também sob a direção deste encenador trabalhará no ACARTE – Fundação C. Gulbenkian; sob a direção de Bibi Ferreira no Teatro do Casino Estoril e sob a direção de Águeda Sena no Teatro da Trindade. 
 
Em 1992 retorna à Companhia de Almada onde permanecerá até 1996, integrando elencos de espetáculos dirigidos por Joaquim Benite, Victor Gonçalves e Jorge Listopad. Entretanto, participa em inúmeros trabalhos radiofónicos e televisivos: teatro, novelas e séries. 
 
Em 1990, cria com António Farraia e Vasco Vilarinho a produtora Exclusiva onde exerceu funções de diretor de casting, diretor de projeto e coordenador de produção em inúmeros trabalhos publicitários, filmes institucionais e longas-metragens nacionais e internacionais, abandonando a atividade em 1994. 
 
No teatro participou, até à data, em mais de 50 peças de grandes autores da dramaturgia mundial, como Brecht, Stridberg, Genet, Shakespeare, Camus, Duras, Gombrowikz, Albee, Bulgakov, Feydau, Molière, e também de autores nacionais contemporâneos como Romeu Correia, Virgílio Martinho, Natália Correia, Norberto Ávila, José Saramago, na maioria das quais como ator-protagonista e nalguns casos também como encenador. 
 
Foi em várias ocasiões e sob diferentes pretextos, distinguido e premiado em Portugal (Prémio Revelação da Crítica; PrimusInterpares Personalidade Cultura; Nomeação Globos de Ouro Melhor Ator – Teatro; etc.) e no estrangeiro (Bronze Advertising – Cannes; Troféu Eurobest; Medalha de Ouro Festival de Cinema de Nova York). 
 
Em 1997, a convite do professor e pedagogo José Louro, integra o núcleo fundador da ACTA 
– A Companhia de Teatro do Algarve, da qual é diretor de produção desde o início de atividade da Companhia e diretor artístico desde finais de 1999. 
 
Nesta Companhia tem dirigido a maior parte dos projetos de criação artística, na qualidade de encenador, e de Diretor pedagógico nas iniciativas de Formação Profissional de jovens criadores bem como estágios de Mestrado. 
 
Luís Vicente é um exemplo da concretização aliada ao talento e à criação de oportunidades, sendo merecedor de um reconhecimento e de um pedido de continuidade em prol também da valorização da Cultura no Algarve. 
 
(Actualização:02-05-10)
 
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Je Suis Ilhéu/S.O.S Ria Formosa



-

Fénix Banda



-

Alexandra Barros



-

Adriano Pimpão



-

António Hamrol



PUB
 
PUB
 
ÁREA CLIENTES
Loja das Taças
Se és campeão a loja das Taças põe-te o Troféu na mão
ver mais
 
Restaurante Os Arcos
A melhor gastronomia algarvia
ver mais
 
Escola de Condução C.C.S
Escola de Condução para Motociclos e Veículos Ligeiros.
ver mais
 
 
 
NOTÍCIA MAIS LIDA DO MOMENTO
ALBUFEIRA: Jovem atira-se de viaduto para linha férrea devido ao "Baleia Azul"

ALBUFEIRA: Jovem atira-se de viaduto para linha férrea devido ao "Baleia Azul"

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Centro de Saúde de Silves não tem médicos de família para todos

Centro de Saúde de Silves não tem médicos de família para todos

ver mais
 
ALBUFEIRA: Jovem atira-se de viaduto para linha férrea devido ao "Baleia Azul"

ALBUFEIRA: Jovem atira-se de viaduto para linha férrea devido ao "Baleia Azul"

ver mais
 
Vítor Aleixo visita hoje Museu Nacional de Arqueologia em Lisboa

Vítor Aleixo visita hoje Museu Nacional de Arqueologia em Lisboa

ver mais
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio