Sociedade

LOULÉ:Vítor Aleixo tomou posse para novo mandato "com casa arrumada e contas em dia"

 
 
 
 
Realizou-se esta segunda-feira no Cine-Teatro Louletano, a cerimónia de tomada de posse dos órgãos autárquicos do Município de Loulé eleitos no passado dia 1 de outubro.

 
A sessão foi presidida por Adriano Pimpão, presidente da Assembleia Municipal de Loulé, reconduzido no cargo.
 
Vítor Aleixo, do Partido Socialista, foi eleito para o segundo mandato consecutivo à frente do maior Município algarvio. A acompanhar o autarca no executivo estão 6 vereadores do PS e 2 do PSD.
 
Na Assembleia Municipal, foram empossados 18 deputados socialistas, 8 sociais-democratas e 1 representante do Bloco de Esquerda. Na qualidade de membros inerentes tomaram ainda posse os 9 presidentes de Junta de Freguesia do Concelho de Loulé.
 
Com um Cine-Teatro cheio de pessoas para ver de perto a cerimónia de tomada de posse dos orgãos autárquicos, Adriano Pimpão reeleito Presidente da Assembleia Municipal de Loulé, focou a atenção aquando do seu discurso, para a necessidade de se fazer no novo mandato autárquico uma "revolução", no sentido de resolver os problemas da população e uma transformação profunda no modelo de gestão e do programa de desenvolvimento do município, na organização autárquica de forma a torná-la mais amiga e próxima dos munícipes, incluindo um efetiva descentralização para as freguesias, a criação de mais e melhores condições de investimento que possam criar uma economia mais fortificada e resiliente, com empregos mais qualificados. 
 
Adriano Pimpão, não esqueceu que o interior do concelho deverá ter condições estáveis de modo a inverter o afastamento da sua população, principalmente a mais jovem, e revolucionar a atuação do concelho de Loulé, nos contextos regional, nacional e internacional, de forma a ser um dos territórios mais atrativos para viver, trabalhar e investir, com melhores serviços de educação, saúde, proteção social e com melhores condições ambientais, incluindo a mobilidade de pessoas e a organização e higiene dos espaços públicos.
 
A terminar o Presidente da Assembleia Municipal, realçou o facto de as contas da autarquia estarem em dia, sendo altura "para abrir as janelas da nova casa, deixar entrar o ar fresco que limpe algumas persistentes teias de aranha e permita novos sonhos e uma nova vontade de viver e investir de evoluir e revolucionar, procurando ir sempre mais além".
 
Finalmente foi Vítor Aleixo a dirigir-se aos presentes fazendo referência a algumas políticas postas em prática, no anterior mandato, que permitiram no entender do autarca, ter "mais ambição, energia e creatividade" de modo a que seja dada a possibilidade de realizar a infraestruturação das localidades.
 
O autarca assumiu a continuação da aposta na educação, nas escolas na cultura no desporto e nas políticas seguidas na área social, na reabilitação do património histórico e natural nas cidades e vilas e no interior rural e florestal do concelho.
 
Na economia Vítor Aleixo prometeu uma simplificação administrativa "para bem da atividade económica de forma a termos um concelho justo e coeso" e apostar no turismo com uma das estratégias deste novo mandato, para criar mais emprego.
 
O edil fez questão de sublinhar, que a nova equipa irá seguir uma gestão autárquica regida "pelo restrito respeito pelos principios da transparência, da prestação de contas, da participação cidadã e consideração do papel indispensável das oposições políticas e partidárias".
 
Vítor Aleixo afirmou que os próximos 4 anos vão ter mudanças visíveis no quatodiano das pessoas, graças às políticas seguidas no concelho, relativamente à estratégia de adaptação às alterações climáticas, "onde o município tem sido pioneiro, para um futuro mais sustentável para todos".