Economia

LOULÉ:Grupo IKEA apoia com 200 mil euros construção de Creche e Pré-Escola em Almancil

 
Vai nascer uma nova creche/pré-escola na Freguesia de Almancil, concelho de Loulé, pelas mãos da Associação Social e Cultural de Almancil (ASCA) e o alto patrocínio da Câmara Municipal de Loulé.

 
O novo estabelecimento irá receber 157 crianças, dos 0 aos 5 anos de idade, em resposta ao crescimento demográfico e colocação de muitos casais jovens que se têm fixado na freguesia, bem como a crianças de freguesias limítrofes. O projeto, cuja primeira pedra é lançada este sábado, conta com o apoio do Grupo IKEA que contribui com cerca de 200 mil euros para a construção do novo equipamento.
 
Em comunicado o Grupo sueco diz que o apoio na construção deste projeto "faz parte da sua estratégia de sustentabilidade que pretende promover e apoiar o desenvolvimento da região onde está a ser implementado o seu novo investimento, com a mais recente loja IKEA, e a abertura do MAR Shopping Algarve, a 27 de setembro, e do Designer Outlet Algarve no outono".
 
A nova creche irá integrar um berçário, uma sala parque equipada com brinquedos adequados para a estimulação sensório-motora, copa de leites e fraldário; duas salas divididas entre idades (1-2 anos, 2-3 anos) e uma sala de atividades diversas. Já na área onde irá funcionar a pré-escola, existirão duas salas de atividades para crianças com idades entre 3 e 4 anos e duas salas para crianças com idades entre os 4 e os 5 anos de idade.
 
A completar a organização do espaço espera-se um anfiteatro e diversas áreas de recreio exteriores e jardim reservados para as brincadeiras. Um espaço totalmente equipado e preparado para receber crianças de Almancil e freguesias vizinhas, cujos pais e familiares necessitem deste apoio durante o dia.
 
“No ano de comemoração do 25º aniversário da nossa Associação, sentimos um enorme orgulho em poder anunciar a primeira pedra deste projeto. Após um longo período dedicado essencialmente à terceira idade, e que continuará, dirigimo-nos agora para uma faixa etária que igualmente necessita de um olhar atento, quando cada vez mais jovens casais necessitam de apoio na integração das suas crianças em equipamentos adequados. Resultante de uma feliz conjugação de esforços entre a Câmara Municipal de Loulé e o Grupo IKEA foi-nos possível pensar em realizar este sonho, pelo que manifestamos o nosso agradecimento pelo empenho sempre constante da Câmara Municipal de Loulé, e do Grupo IKEA pela valorização das causas sociais, tendo reconhecido neste nosso sonho um projeto sustentável e com verdadeiro impacto na região.” comentou Hermes Alberto, Presidente da Associação Social e Cultural de Almancil.