Economia

Lisboa tem o melhor hostel do mundo e Lagos fica à frente de Glasgow, Montreal, Toronto ou Bruges

 
Portugal arrecadou uma vez mais o prémio para o melhor hostel do Mundo, uma distinção atribuída anualmente nos Hoscars (HOStelworld Customer Annual Ratings, em inglês) – onde o Hostelworld, a maior plataforma de reserva de hostels do mundo, premeia os hostels com melhores avaliações por parte dos clientes.

 
No topo máximo da celebração este ano – e pelo quinto ano consecutivo - está o Home Lisbon Hostel que volta, assim, a trazer o desejado galardão para o nosso País, afirmando-se uma vez mais como o melhor hostel de Portugal e do Mundo.
 
No entanto, o Home Lisbon não é o único com motivos para festejar. No top 10 de melhores hostels do Mundo - além do vencedor já anunciado - figuram mais 5 alojamentos lisboetas: Yes! Lisbon Hostel (2.º), Lost Inn Lisbon (3.º), Goodmorning Lisbon Hostel (4.º), Lisbon Destination Hostel (6.º) e o Lisboa Central Hostel (9.º).
 
Pelo meio desta lista - dominada pelos portugueses - é ainda possível encontrar o letão The Naughty Squirrel Backpackers Hostel (5.º), o chinês Wada Hostel In Guilin (7.º), o americano USA Hostels Ocean Beach (8.º) e o canadiano Planet Traveler Hostel (10.º).
 
Também a cidade do Porto viu dois dos seus hostels reconhecidos, o Tattva Design Hostel arrecadou o prémio de 10.º Melhor Grande Hostel do mundo e o Pilot Design Hostel & Bar foi distinguido como Hostel Mais Popular do Porto.
 
Nas categorias específicas o lisboeta Goodmorning Lisbon Hostel é considerado pelos mochileiros de todo o Mundo como o hostel com a Melhor Atmosfera e o Yes! Hostels traz para Lisboa o prémio máximo da categoria Melhor Cadeia de Hostels.
 
Lisboa é de facto a La La Land do mundo dos hostels com mais vencedores e nomeações do que qualquer outra cidade no mundo. 
 
Ao todo, para Portugal, são 15 menções, o que faz com que seja o país que mais prémios ganhou na edição dos Hoscars de 2017. Portugal fica mesmo à frente de Espanha (que conquistou 10), EUA (9), Austrália (8) ou Itália (8) neste top de países com os melhores hostels. 
 
O Hostelworld analisou mais de um milhão de avaliações e comentários deixados no último ano para seleccionar, de entre 33 mil estabelecimentos de todo o planeta, quais os melhores dos melhores.
 
"Os Hoscars são o último selo de aprovação da indústria dos hostels, apresentando os hostels mais inovadores, social e verdadeiramente impressionantes que o mundo tem para oferecer - com base em mais de um milhão de comentários de clientes feitos no ano passado. O que significa que estes são mesmo os melhores hostels do Mundo neste momento", afirma Feargal Mooney, CEO do Hostelworld.
 
Já no início deste ano o Hostelworld tinha revelado os 20 países que mais receberam mochileiros em 2016. Portugal manteve o 12.º lugar nesta lista dourada de destinos mais visitados por jovens viajantes, enquanto a capital Lisboa, que registou um crescimento anual de 6% na procura de hostels, manteve a 12.ª posição das cidades mais visitadas do Mundo.
 
Lisboa (12.º) e Porto (35.º) são os dois destinos com maior destaque em Portugal, atraindo “backpackers” de todo o mundo – também conhecidos como mochileiros - sedentos de aventuras e experiências memoráveis. Alemães, americanos, australianos, canadianos e franceses foram quem mais hostels reservaram no nosso País, no ano que agora acabou.
 
Lagos que entrou em 2015 pela primeira vez no top 100 melhorou o ano passado três posições e ocupa agora o lugar 92.º no ranking de cidades mais visitadas por mochileiros. A cidade algarvia ficou à frente de destinos como Glasgow, Montreal, Cidade do México, Toronto ou Bruges.
 
Algarve Primeiro