siga-nos | seja fã
PUB
 

Leve saúde para a praia: invista em lanches saudáveis!

Leve saúde para a praia: invista em lanches saudáveis!
Imprimir Partilhar por email
16-07-2017 - 18:00
Com a aproximação das férias e de tempos que se querem de felicidade e saúde ao mesmo tempo, nem sempre é fácil escolher as melhores soluções para comer na praia.
 
É fundamental ter em conta que, com o tempo quente, o organismo precisa de menos calorias e de alimentos mais facilmente digeríveis. Essa é uma das razões pelas quais é mais fácil a sensação de enfartamento no verão.
 
Tendo esse ponto em mente, há uma série de alimentos que devem ser suprimidos da alimentação nesta altura do ano e, optar por uma dieta mais fresca e leve. As vantagens são imensas, a começar pela perda de peso, diminuição da sensação de enfartamento e uma maior liberdade para estar bem em qualquer ocasião!
 
Preparar um lanche para levar para a praia não é de todo uma tarefa fácil, sobretudo com a gigantesca oferta de “snacks” já preparados e que estão ao alcance de todos em qualquer supermercado, por isso, vamos dar algumas ideias!
 
A fruta da época tem dois propósitos: refresca e alimenta, enquanto que nos protege das agressões do sol. Não é por acaso que estamos no tempo da melancia, do melão, do pêssego, da cereja, da ameixa que são frutos de todo indicados para a época balnear. Para além da quantidade de água que contêm, estes frutos ajudam a proteger a pele das radiações UV e a estabilizar a temperatura corporal. Têm ainda a capacidade de saciar com facilidade e de realizarem uma rápida digestão. São coloridos e, para além dos seus benefícios, os tons laranja, amarelo e vermelho são ótimos para captar a atenção das crianças.
 
Colocar de parte os doces e as gorduras, são duas grandes apostas também nesta altura do ano. Começar por substituir os refrigerantes e sumos pela água é logo um ponto de partida para toda a família, pois não precisamos desses açúcares numa altura do ano com muito sol, alegria e em que o organismo tudo produz naturalmente!
 
O mesmo se passa com bolos e bolachas que podem muito bem ficar no supermercado ou reservados para os chás quentes de Inverno!
 
No verão sabe muito bem um iogurte fresco, uma gelatina, frutos secos, frutas e legumes.
 
A opção por carnes brancas, seja para fazer uma sanduíche, seja para uma salada, é uma ideia inteligente, saudável e leve para enfrentar os dias quentes que se estão a sentir.
 
Uma sandes de frango com milho, tomate e alface, sem molhos, mas com ervas aromáticas, é uma excelente opção para a praia, a par de uma caixinha com legumes salteados, como pepino, cenoura, tomate, cogumelos, espinafres, e todos quantos sejam do seu agrado. Os legumes cozidos podem ser levemente temperados com um fio de azeite e um pouco de limão, enquanto que, os crus devem ser levemente fatiados para serem consumidos mais facilmente.
 
O ovo também é uma boa opção para um lanche de praia. Cozido e descascado em casa, torna-se fácil de comer fatiado. As crianças adoram e os adultos não rejeitam! Numa sandes é ótimo e económico. Pode fazer uma omelete com ervas aromáticas, retirar-lhe o excesso de gordura e colocar no pão integral. É delicioso e, de vez em quando, um frito também não faz mal a ninguém! Pode juntar salsa picada à sua omelete, optar por coentros muito picadinhos e misturar com o ovo. Não deixe fritar demasiado para que não perca a frescura e leveza. Com um pouco de cebola picada e frita na omelete, tem uma opção maravilhosa também. 
 
Uma sanduíche com carne de peru e legumes a acompanhar, é certamente uma boa ideia para adultos e crianças que querem estar bem na praia e sempre prontos para ir a banhos, pois são todos alimentos de fácil digestão.
 
A célebre sandes de atum continua a ser uma boa opção, mas junte tomate e um toque de orégãos e encontre um novo sabor!
 
Ferver água com uma folha de hortelã, ou um pau de canela, são boas dicas para um refresco de praia delicioso e sem açúcar. A bebida refresca enquanto que reduz a vontade de ingerir doces.
 
Água aromatizada com limão também é uma boa opção, tal como adicionar-lhe a tal folha de hortelã.
 
O consumo de peixe também deve “disparar” nesta altura do ano, não só pela facilidade com que é absorvido pelo organismo, como pelos poderosos benefícios que oferece a todo o corpo. Os peixes mais gordos são os que reúnem mais potencialidades em função daquilo que é necessário nesta altura do ano. A sardinha, a cavala ou o salmão estão no topo das escolhas.
 
A confeção deve ser o mais leve possível, sem que os molhos façam parte da mesma. O salmão grelhado deve ser temperado com sal e uns pingos de limão. 
 
A sardinha e a cavala devem ficar-se apenas pelo sal!
 
Devem-se fazer pequenas refeições ao longo do dia e, perceber se está a comer por fome ou por estar com comida por perto!
 
Para saber se tem realmente fome, pergunte ao seu organismo se “naquele momento seria capaz de comer uma fruta ou um legume”. Em caso afirmativo, está com fome. 
 
Quando a resposta é negativa e a mente resvala para um “snack”, isso traduz que não é fome, mas necessidade de alimentar “a gula” e de satisfazer uma necessidade psicológica! Aproveite para ingerir um pouco dessa água aromatizada com canela e terá um efeito superior!
 
A título de curiosidade, há alimentos que nos fazem felizes, pelo que não precisamos de mais nada para obter essa sensação.
 
É essencial anotar ainda que, os alimentos mais saudáveis para o verão, são também os que nos proporcionam maiores momentos de felicidade porque nos fazem sentir bem! Na sua maioria, são ricos em triptofano, um aminoácido precursor da serotonina – ou seja essencial na sua construção. “O triptofano é convertido na substância 5-HTP no intestino delgado, sendo depois o 5-HTP convertido em serotonina. 
 
O intestino e o cérebro comunicam através do sistema nervoso central e do trato gastrointestinal, sendo que a serotonina é o neurotransmissor chave nesta comunicação”, explica Filipa Almeida Azevedo, Nutricionista Jumbo.
 
Esta, por seu lado, é um dos neurotransmissores mais importantes presentes no organismo: é responsável pela regulação do humor e, por isso, considerada a “hormona da felicidade”. Mas está relacionada também com apetite sexual, apetite, sono, aprendizagem e memória, regulação da temperatura e comportamento social. Pode também afetar o sistema cardiovascular, músculos e variados elementos do sistema endócrino (conjunto de glândulas que segregam hormonas).
 
Ao longo dos anos têm surgido ainda estudos “que descobriram uma sólida relação entre sentir-se bem e longevidade. O humor também foi relacionado com comportamento social que é um dos fatores também mais relacionados com saúde”, continua a nutricionista. Para ajudar a atingirmos este patamar de vida longa e feliz têm sido desenvolvidas várias pesquisas de forma a tentar aumentar os níveis de serotonina no organismo sem a utilização de fármacos.
 
Sabe-se, por exemplo, que a prática de exercício físico tem sido relacionada com o aumento da serotonina, mas a dieta alimentar também.
 
Um alimento muito poderoso que também pode fazer delícias nos lanches de praia é a beterraba, já que, pode beneficiar pessoas com doenças cardiovasculares, respiratórias e metabólicas. 
 
No caso dos ovos, há cada vez mais evidências de que consumir um ovo por dia faz mais bem que mal. Assim como a plataforma de investigação BMC Medicine apresenta inúmeros artigos que confirmam a ideia de que comer 30g de nozes diariamente não só é um prazer como diminui a probabilidade de ter doenças cardíacas, cancro e diabetes.
 
Da mesma forma, sabemos hoje que o tomate, rico em licopeno ajuda no combate aos radicais livres que podem causar o desenvolvimento de cancro e que a sardinha, não só ajuda a fortalecer ossos e dentes, como assegura o bom funcionamento do sistema imunitário. 
 
O abacate ajuda na diminuição do colesterol e a alface é uma boa aliada na prevenção da osteoporose, sobretudo se não consome laticínios.
Anote ainda que, a aveia é deliciosa na forma de papas ou barra de cereais, o que a torna ideal para toda a família e em qualquer ocasião. 
 
Leve saúde para onde quer que vá, faça férias com saúde!
 
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Receitas caseiras para se sentir mais jovem e bonita!



-

Afinal, há sexo no local de trabalho! – estudo mostra realidade desconhecida



-

Afinal, os amigos não são para sempre!



-

A “ciência” do aperto de mão



-

Com o S. Valentim à porta, saiba como melhorar a sua relação



PUB
 
PUB
 
ÁREA CLIENTES
Escola de Condução C.C.S
Escola de Condução para Motociclos e Veículos Ligeiros.
ver mais
 
Restaurante Os Arcos
A melhor gastronomia algarvia
ver mais
 
Allô Pizza
Os apreciadores da verdadeira pizza italiana conhecem a casa, local agradável, bom ambiente e boa-disposição.
ver mais
 
 
 
NOTÍCIA MAIS LIDA DO MOMENTO
FARO:Festival F expande-se até ao Parque de S. Francisco com mais um dia

FARO:Festival F expande-se até ao Parque de S. Francisco com mais um dia

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ALBUFEIRA: Praia dos Salgados com “bandeira vermelha”

ALBUFEIRA: Praia dos Salgados com “bandeira vermelha”

ver mais
 
Concluída obra na Estação Elevatória de Águas Residuais de Vilamoura

Concluída obra na Estação Elevatória de Águas Residuais de Vilamoura

ver mais
 
Reclusos do Estabelecimento Prisional de Olhão em trabalhos de pintura no Estádio Municipal

Reclusos do Estabelecimento Prisional de Olhão em trabalhos de pintura no Estádio Municipal

ver mais
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio