Sociedade

LAGOS:Entradas gratuitas nos espaços museológicos no Dia do Município

 
O Município de Lagos comemora a 27 de outubro o Dia do Município, Feriado Municipal celebrado em honra do seu Padroeiro, São Gonçalo de Lagos.

 
Para além das iniciativas de cariz institucional e protocolar, que habitualmente marcam este dia, o programa das comemorações estende-se por outros dias onde terão igualmente lugar outras atividades de âmbito cultural, desportivo e recreativo.
 
Do programa, que se estende até ao final do mês, constam alguns concertos musicais, destacando-se nesta área o espetáculo de Fado com Miguel Ramos e Marta Alves no Centro Cultural de Lagos, na véspera do Feriando Municipal (dia 26) e a Palestra sobre “Henrique, o precursor da globalização”, pelo Professor João Paulo Oliveira e Costa, prevista para dia 28.
 
O ponto alto da celebração será no dia 27, Feriado Municipal, onde se inclui a tradicional cerimónia de Hastear das Bandeiras, com hinos executados pela Banda da Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1º de Maio, a partir das 10h00, na Praça Gil Eanes. 
 
Para as 11h30 está marcada a Missa em Honra de São Gonçalo, Padroeiro da Cidade de Lagos, a ter lugar na Igreja de Santa Maria. Da parte da tarde, a partir das 15h30 terá lugar no Centro Cultural de Lagos, a sessão Solene do Dia do Município, com entrega de condecorações a cidadãos, projetos e estabelecimentos do concelho de Lagos, seguida, às 18h00, da inauguração da exposição coletiva de fotografia “Começar do Zero”, integrada na iniciativa Festival Verão Azul, organizada em três concelhos do Algarve pela associação CasaBranca.
 
Neste dia as entradas nos espaços museológicos municipais (Museu e Igreja de Santo António, Mercado de Escravos e Forte da Ponta da Bandeira) são gratuitas.
 
As comemorações terminam com vários concertos integrados no 5º Ciclo de Encontros Corais em Terras do Infante e XL Festival de Coros do Algarve, organizados pela Associação Grupo Coral de Lagos. 
 
Algarve Primeiro