Sociedade

LAGOA:Alergias nas crianças debatidas em palestra com especialista do CHUAlgarve

 
No passado dia 14 de outubro, Pedro Morais Silva, Imunoalergologista do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, falou à população sobre as alergias nas crianças.

 
A palestra com o tema «O meu filho tem Alergia, e Agora?» que decorreu no Auditório Municipal de Lagoa, contou com a presença de mais de duas dezenas de pessoas, entre pais e educadores, que viram algumas das suas principais questões respondidas pelo médico.
 
Com especial enfoque nas alergias mais frequentes nas crianças, Pedro Morais Silva identificou os principais alergénios e os meios que todos têm ao seu alcance para minimizar os seus efeitos. No final, a plateia colocou diversas questões, nomeadamente ao nível dos sinais de alerta, dos tratamentos e da prevenção das alergias, com os participantes a lançarem o repto para a realização de mais iniciativas como esta.
 
Segundo Pedro Morais Silva “as doenças alérgicas estão a aumentar em todo o mundo e manifestam-se com formas cada vez mais complexas e graves. Estima-se que entre 20 e 30% da população portuguesa possa ser afetada por um ou mais problemas alérgicos como asma, rinite, eczema, urticária e alergia a alimentos ou a medicamentos”, ressalvando igualmente que estas iniciativas de aproximação dos cuidados diferenciados de saúde à população, numa vertente mais educativa, são de extrema importância.