siga-nos | seja fã
PUB
 

Júlia Barroso

Júlia Barroso
Imprimir Partilhar por email
02-09-2013 - 11:49
Júlia Barroso é mais um emblema da região algarvia que enalteceu o nome da terra que a viu nascer através do seu grandioso talento enquanto actriz, cantora e professora.
 
 
De personalidade vincadamente marcada pelo seu carácter empreendedor e versatilidade, Maria Júlia Conde Barroso Xara Brasil nasceu a 11 de Agosto de 1930 em Lagos de onde partiu em busca de oportunidades, mas onde acorrentou a sua verdade e essência interior, tendo ficado sempre associada à terra que a viu nascer. 
 
Falar de Júlia Barroso é imediatamente recordar os seus principais trabalhos intitulados "Os Maiores Sucessos de Júlia Barroso" bem como os prémios que recebeu graças ao seu talento, tendo ocupado um honroso 2.º lugar no concurso "Melhor Artista" de 1950. 
 
Recebeu uma Nomeação como "Rainha da Rádio" em 1951 e distinguiu-se como professora de Educação Doméstica e Trabalhos Manuais. O período musical que a consagrou como cantora ocorreu entre 1948-1958. 
 
Tendo ficado conhecida como Júlia Barroso este nome da música e dos palcos faleceu em Lisboa tendo sido sepultada em Benfica a 23 de Dezembro de 1996. Em Lagos no Algarve permaneceu até aos quinze anos de idade, altura em que sentiu necessidade de descobrir outros palcos para as suas qualidades artísticas, ainda assim, era com orgulho que se confessava nascida e educada em Lagos. 
 
Foi desde a tenta idade que se percebeu o talento de Júlia Barroso, tendo ficado registado que, aos onze anos já sabia muito bem aquilo de que gostava e, quando participou na festa teatral do Clube Artístico Lacobrigense, muitas mais pessoas tiveram oportunidade de reconhecer que a jovem tinha futuro no mundo artístico. 
 
Assim e, como já não poderia adiar mais os seus sonhos, aos 15 anos de idade ingressou no Centro de Preparação de Artistas da Rádio, em Lisboa , mudança de vida que, em pouco tempo lhe abriu horizontes profissionais, pois em 1948, tornou-se numa artista da Emissora Nacional, actuando em estúdio e no programa Serões para Trabalhadores. 
 
No ano seguinte, participou na revista "Ela Aí Está", no Teatro Avenida de Lisboa, aonde ganhou fama pela sua interpretação da canção "Adeus", escrita por José Galhardo. 
 
Em 1950, classificou-se em 2.º lugar, atrás de Amália Rodrigues, na secção "Melhor Artista" de um concurso radiofónico promovido pela revista Flama. Ainda no mesmo ano e, uma vez que esta revista organizou o concurso "Rainha da Rádio" Júlia Barroso voltou a brilhar tendo obtido o maior número de votos. 
 
Na sequência da sua nomeação, viajou para Paris e Londres, aonde foi entrevistada pela Radiodiffusion française e pela BBC, actuando na televisão e estava projectada a sua carreira além fronteiras. 
 
Relativamente ao mundo do cinema, ficou célebre por ter integrado o elenco nas longas-metragens "O Comissário de Polícia", de Constantino Esteves, e "A Garça e a Serpente", de Arthur Duarte. No que se refere a documentários, Júlia Barroso participou em "Canção de Embalar", de Silva Brandão, e "Mar Português" de João Mendes. 
 
Nunca é demais referir que Júlia Barroso gravou perto de 40 canções, tendo sido compilado um disco intitulado "Os Maiores Sucessos de Júlia Barroso" pela editora Valentim de Carvalho. 
 
O seu nome ficou ainda associado à participação no programa "Fados por Júlia Barroso", transmitido pela Emissora Nacional. 
 
Quando em 1958, tomou a decisão de se retirar da vida artística, assumiu as funções e a descoberta da arte de ensinar, pelo que passou a ser conhecida como professora de Educação Doméstica na Escola Secundária do Cacém e Trabalhos Manuais na Escola Preparatória Manuel da Maia, em Lisboa. 
 
O seu percurso terminou com apenas 66 anos de idade e certamente com muito mais para dar ao mundo. Em jeito de homenagem, também a autarquia de Lagos deu o seu nome a uma rua da Freguesia de Santa Maria, no Concelho, o que ilustra o apreço que a cidade lhe demonstrou pela vida e obra. 
 
Como os grandes talentos não podem ser esquecidos, também o Algarve Primeiro recorda este talento que jamais será ignorado, seja na região, seja no país e nos palcos por onde levou a sua arte. 
 
(Actualização:23.06.11)
 
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Hernâni Maria Cabral



-

Cristina Viegas



-

Júlio Dantas



-

Júlio Barroso



-

Viegas Gonçalves



PUB
 
NOTÍCIA MAIS LIDA DO MOMENTO
ALMANCIL:Colisão na EN125 faz 2 mortos e 3 feridos graves

ALMANCIL:Colisão na EN125 faz 2 mortos e 3 feridos graves

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
PSP de Lagos deteve traficante que abastecia concelhos do Barlavento

PSP de Lagos deteve traficante que abastecia concelhos do Barlavento

ver mais
 
ALCOUTIM: Em novembro há passeio de BTT pela "Rota da Perdiz"

ALCOUTIM: Em novembro há passeio de BTT pela "Rota da Perdiz"

ver mais
 
Para a semana, muda a hora!

Para a semana, muda a hora!

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio