siga-nos | seja fã
PUB
 

José Maria de Pádua

José Maria de Pádua
Imprimir Partilhar por email
27-10-2013 - 10:21
José Maria de Pádua, é um ilustre olhanense que marcou a história da então Vila de Olhão no seu tempo.
 
 
Nasceu a 13 de Junho de 1831 em Olhão e ficou célebre pelo curso de Medicina, por ter sido magistrado judicial e músico. 
 
Muitas facetas para um grande homem que as conseguiu desenvolver com dedicação e distinção, a ponto de, ainda hoje ser reconhecido. Para muitos historiadores, “o Dr. José Maria de Pádua foi uma das mais notáveis figuras do seu tempo na vila de Olhão, onde faleceu a 18 de Março de 1891”. 
 
Formado pela Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa, regressou à sua terra natal imediatamente após a conclusão do curso e onde casou com uma irmã do seu colega Dr. Estevão Afonso, dando origem a uma família que foi das mais distintas de Olhão e de onde saíram alguns outros médicos notáveis e até um professor universitário de Medicina. 
 
Para que se compreenda a dimensão do seu contributo enquanto médico, basta recordar que, José Maria de Pádua começou a notabilizar-se na sua terra pela valiosa colaboração que deu ao seu cunhado Dr. Estevão Afonso, na altura da epidemia de cólera morbus que, em 1856, avassalou o concelho de Olhão e grande parte dos concelhos de Tavira e Faro. Com um trabalho altamente dedicado, estes dois homens enfrentaram a epidemia de forma destemida e gloriosa. 
 
Pelo seu percurso e, por ser considerado como “homem bom” do seu concelho, foi eleito Juiz Ordinário efectivo para o exercício de 1858 a 1861, eleição seguida da de Juiz Ordinário Substituto para os anos de 1862 e 1863; e entre 1876 e 1881, sendo que, até 1884 exerceu, por escolha do respectivo titular, as funções de Juiz de Direito Substituto da então recém-criada Comarca Judicial de Olhão. 
 
Também foi Presidente da Câmara Municipal por eleição directa nos biénios de 1864-1865 e 1866-1867. 
 
É de sublinhar que, o facto de ter exercido este cargo, foi um valioso contributo para a criação daquela Comarca. 
 
Com uma enorme paixão também pela música, acumulou o estatuto de pianista, compositor e regente musical. 
 
Enquanto médico, conseguiu ser reconhecido como um profissional de muito prestígio e dedicação á causa pública. 
 
Como compositor deixou uma Missa (para três vozes e orquestra) que ficou célebre no seu tempo e durante muitos anos se cantou em grandes solenidades religiosas de todo o Algarve. Publicou vários trechos para piano e numerosas peças para Bandas Militares, por estas e pelas Filarmónicas de todo o País ainda hoje frequentemente executadas. 
 
Como regente, mostrou o seu talento e tornou-se conhecido principalmente à frente do Clube Verdi, orquestra formada por 23 instrumentos de corda e de sopro, por ele fundada em Olhão em 1870, e que se tornou célebre em todo o Algarve pelos concertos de música clássica efectuados durante anos seguidos em Olhão e noutras cidades e vilas algarvias. 
 
Também fundou a Filarmónica Euterpe, em 1870, sendo de salientar que, esta foi a primeira filarmónica que existiu em Olhão. 
 
José Maria de Pádua continua a ser um exemplo de inspiração para novos talentos, seja na música, seja na dignidade e entrega à causa pública, requisitos que o fizeram um médico distinto e merecedor da confiança dos seus muitos pacientes. 
Como vale sempre a pena retirar o melhor do passado, José Maria de Pádua deixou um conjunto de oportunidades de aprendizagem para todos quantos sejam capazes de lhe seguir “as pegadas”. 
 
Ainda de acordo com António Paula Brito na sua publicação no site “Olhão para o cidadão, José Maria de Pádua ainda hoje é reconhecido pelo seu percurso e pela família que lhe seguiu o talento e a distinção. 
 
(Actualização:03.05.12)
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Manuela Sabino



-

Patrícia Amado



-

Celeste Martins (Moncarapacho)



-

Mário Centeno



-

António João Eusébio (Moncarapacho)



PUB
 
PUB
 
ÁREA CLIENTES
Loja das Taças
Se és campeão a loja das Taças põe-te o Troféu na mão
ver mais
 
Allô Pizza
Os apreciadores da verdadeira pizza italiana conhecem a casa, local agradável, bom ambiente e boa-disposição.
ver mais
 
Escola de Condução C.C.S
Escola de Condução para Motociclos e Veículos Ligeiros.
ver mais
 
 
 
NOTÍCIA MAIS LIDA DO MOMENTO
Fardo de droga dá à costa da Ilha da Culatra

Fardo de droga dá à costa da Ilha da Culatra

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Aprovada III fase do Plano de Pormenor da Lejana que prevê terceira circular de Faro

Aprovada III fase do Plano de Pormenor da Lejana que prevê terceira circular de Faro

ver mais
 
II Liga: Leixões vence Olhanense

II Liga: Leixões vence Olhanense

ver mais
 
Fardo de droga dá à costa da Ilha da Culatra

Fardo de droga dá à costa da Ilha da Culatra

ver mais
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio