siga-nos | seja fã
PUB
 

Jorge Soares

Jorge Soares
Imprimir Partilhar por email
19-08-2013 - 16:55
Jorge Soares é natural de Lagoa e conhecido do grande público por integrar o grupo ACTA.
 
 
Do seu vasto percurso profissional e experiências, são de destacar a preferência desde cedo por esta área, uma vez que abandonou o curso de Relações Internacionais, da Universidade Lusíada, para receber formação teatral em vários cursos, workshops e seminários, designadamente nos domínios da Tragédia Grega, Expressão Dramática Corporal, Técnica da Máscara, Dança Criativa, Marionetas e Fantoches, Manipulação e Construção de Formas Animadas e Dramaturgia. 
 
Como formadores, Jorge Soares recebeu conhecimento de Theodorus Terzopoulos, Luís Varela, Joaquim Benite, Estrela Novais, Filipe Crawford, Alfred Peters, José Ramalho, Maurício Rebojo, Manuel Dias e António Torrado. 
 
Entre 1993/94 foi luminotécnico da Sala D. João V, da Câmara da Amadora, e integrou o grupo de teatro amador Passagem de Nível. 
 
Destaca-se também a categoria de Sócio-fundador da Associação Ideias do Levante, de Lagoa, já que participou na produção e foi assistente de encenação e ator de vários espetáculos teatrais e de animação. 
 
Em 1999, é um dos 12 formandos que ingressa no Curso de Formação de Atores, Técnicos e Animadores Teatrais da ACTA, tendo, nessa qualidade, participado nos espetáculos “As Tranquilas Aventuras do Diálogo”, de Teresa Rita Lopes, “Gente Singular”, de Teixeira Gomes, ambos com encenação de José Louro, e “Auto das Andanças”, um texto de criação coletiva conduzido por Luís Mourão e espetáculo dirigido por Andrzej Kowalski. 
 
Em 2000, após a conclusão do referido curso integra o elenco da ACTA. Cria o espetáculo de Robertos “A Barraca do Gregório”, e participa nos elencos do “Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente com encenação de Pedro G. Ramos; “Linda Inês”, de A. Martins Janeira com a encenação de Luis Vicente. 
 
Também A” Calígula” de Albert Camus, que contou com a encenação de Paulo Moreira; “O Primeiro”, de Israel Horovitz, cuja encenação esteve a cargo de Elisabete Martins. 
 
Numa criação coletiva, integrou também “O julgamento”. Em 2002 assina a sua primeira encenação: “Doubles ou Eles Eram Dois”, de Michael Frayn. Em 2003 dirige o espetáculo “O Nariz”, inspirado no conto homónimo de N. Gogol. 
 
Tem igualmente exercido funções formativas no âmbito da atividade da ACTA, designadamente, junto de pessoas portadoras de deficiência auditiva, e formação de formadores. 
 
Em Novembro de 2003 frequenta o workshop de Técnica da Máscara dirigido por Mário Gonzalez do Théâtre du Soleil. Um dos seus grandes trabalhos também conhcidos do grande público é o Projeto VATe que dirige desde 2006. 
 
Sempre com o intuito de fazer chegar mais longe a cultura e o gosto pela arte ao seu mais elevado nível, Jorge Soares é uma referência algarvia que tem ganho projeção e reconhecimento pela sua qualidade artística além fronteiras, o que dignifica o Algarve e sugere a continuidade de novos talentos como um imperativo. 
 
(Actualização:25-07-10)
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Fernando Cabrita



-

Remexido



-

Pedro Martins e Telma Santos



-

Diogo Lopes



PUB
 
PUB
 
ÁREA CLIENTES
Escola de Condução C.C.S
Escola de Condução para Motociclos e Veículos Ligeiros.
ver mais
 
Allô Pizza
Os apreciadores da verdadeira pizza italiana conhecem a casa, local agradável, bom ambiente e boa-disposição.
ver mais
 
Restaurante Os Arcos
A melhor gastronomia algarvia
ver mais
 
 
 
NOTÍCIA MAIS LIDA DO MOMENTO
FARO:Passados treze anos, Largo das Mouras Velhas está requalificado

FARO:Passados treze anos, Largo das Mouras Velhas está requalificado

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Este sábado Cavaco Silva e Guilherme D’Oliveira Martins vão estar aqui

Este sábado Cavaco Silva e Guilherme D’Oliveira Martins vão estar aqui

ver mais
 
Portimão assume que quer ser Cidade Europeia do Desporto em 2019

Portimão assume que quer ser Cidade Europeia do Desporto em 2019

ver mais
 
TAVIRA:Advogado detido por burla proibido de contactar com lesados

TAVIRA:Advogado detido por burla proibido de contactar com lesados

ver mais
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio