siga-nos | seja fã
PUB
 

Jorge Correia

Jorge Correia
Imprimir Partilhar por email
08-04-2016 - 17:03
O médico Jorge Correia foi distinguido com a Medalha de Ouro do Ministério da Saúde, após um longo percurso de trabalho na prática clínica e de dedicação à comunidade.
 
É uma incontornável “Figura da nossa Terra” que merece também este reconhecimento do Algarve Primeiro.
 
Natural de Tavira e nascido a 5 de Abril de 1918, o Dr. Jorge Correia reúne um conjunto de atributos que não só o evidenciam como médico, como enquanto ser humano sensível ás dificuldades de cada tempo em que desenvolveu a prática clínica.
 
«Foram muitas as vezes em que ajudou sem nada em troca», relatam utentes que testemunham o profissionalismo e a generosidade deste médico.
 
Com 98 anos de idade, o médico Dr. Jorge Correia, foi agraciado com a Medalha de Ouro do Ministério da Saúde no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde, que se assinalou no dia 7 de abril de 2016. A cerimónia teve lugar na Sala do Senado da Assembleia da República em Lisboa, tendo a tutela reconhecido oficialmente, após recomendação do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Algarve, a sua entrega e dedicação incansável à área médica e à causa pública com mais de meio século. 
 
Por razões de saúde o Dr. Jorge Augusto Correia não pode estar presente na cerimónia, tendo o prémio sido entregue à sua neta.
 
De acordo com a Administração Regional de Saúde do Algarve, “Após ter concluído a sua licenciatura em Medicina e Cirurgia na Faculdade de Medicina de Lisboa em 1941, o Dr. Jorge Correia voltou à sua cidade natal para iniciar a prática clínica na Casa do Povo da Conceição e no Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Tavira, onde se regeu, até a sua aposentação do Serviço Nacional de Saúde aos 70 anos de idade, pela profunda dedicação aos seus utentes.”
 
Com um percurso invejável de longevidade e com uma vasta experiência na área médica adquirida em Portugal e em Cabo Verde, muitas vezes como médico voluntário e não remunerado mas a trabalhar em equipas lideradas por especialistas de grande renome na época, Dr. Jorge Correia fez da medicina a «grande paixão da sua vida», como conta, com orgulho, o filho Luís Correia ao receber a notícia sobre a atribuição da Medalha de Ouro do Ministério da Saúde.
 
Citado pela ARS Algarve, o filho do Dr. Jorge Correia falou do percurso do pai enquanto médico. “Passou pela Casa dos Pescadores, o Hospital da Misericórdia e a Caixa de Previdência de Faro antes de integrar o Serviço Nacional de Saúde.”
 
Luís Correia enfatiza: «Na altura, ser médico em Tavira era obra. Havia poucos especialistas no Algarve. O meu pai, junto com outros colegas cirurgiões, operavam gratuitamente pessoas no Hospital de Tavira de 15 em 15 dias. Ganhava depois a vida no consultório que estava sempre cheio.”
 
Com orgulho, Luís Correia conta que, “para quem não tinha meios, ele até chegou a pagar os medicamentos. Fazia partos na Serra de Tavira, chegando lá a cavalo. Foi cuidador de milhares de pessoas com uma grande consciência social. Sempre exerceu a medicina mesmo no período em se dedicou à política”. 
 
Os familiares do Dr. Jorge Correia descrevem-no como «muito despachado», «generoso» e sempre pronto para ajudar. Falam de um “médico de sete ofícios”, que esteve “sempre apegado aos estudos”.
 
O filho realça que, “o meu pai teve sempre uma grande dedicação à procura constante de novos conhecimentos, novas abordagens e técnicas na área médica.” E prossegue, “também ocupou o lugar de deputado da Assembleia Nacional e de Presidente da Câmara de Tavira entre 1959 e 1971 (galardoado com a Medalha de Ouro da cidade em 2000).”
 
Foi diretor e patrono da atual Escola Secundário de Tavira, que tem o seu nome.
 
Dr. Jorge Augusto Correia passou a exercer a sua prática clínica no Centro de Saúde de Tavira, onde foi Diretor de 1984 a 1988 e onde, no átrio, se encontra uma lápide com o seu nome pela sua entrega aos serviços e à população.
 
Foi-lhe atribuída a Medalha de Mérito pela Ordem dos Médicos em 2006, como médico que se distinguiu pelo seu trajeto humano e profissional.
 
O próprio agraciado realça, bem-humorado e com orgulho, rodeado dos familiares na sala de estar na sua casa em Tavira em ambiente de grande satisfação pela condecoração: «Para mim triunfou a clínica», lê-se no site da ARS/Algarve.
 
Jorge Augusto Correia, faleceu no dia 2 de maio de 2016.
 
Foto:ES Tavira
 
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Hugo Vasques Lopes



-

Medusa Band



-

Neide Laranjo (Santa Luzia)



-

Josué Nunes



-

Teodora Andrino



PUB
 
PUB
 
ÁREA CLIENTES
Escola de Condução C.C.S
Escola de Condução para Motociclos e Veículos Ligeiros.
ver mais
 
Allô Pizza
Os apreciadores da verdadeira pizza italiana conhecem a casa, local agradável, bom ambiente e boa-disposição.
ver mais
 
Restaurante Os Arcos
A melhor gastronomia algarvia
ver mais
 
 
 
NOTÍCIA MAIS LIDA DO MOMENTO
Algarve: chuva não é por muito tempo!

Algarve: chuva não é por muito tempo!

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Olhão, Faro e Loulé os mais apoiados com campanha do BA

Olhão, Faro e Loulé os mais apoiados com campanha do BA

ver mais
 
Pedro Passos Coelho no Algarve para visitar CHA e encerrar jornadas parlamentares do PSD

Pedro Passos Coelho no Algarve para visitar CHA e encerrar jornadas parlamentares do PSD

ver mais
 
Polícia Judiciária de Portimão já tem terreno para novas instalações

Polícia Judiciária de Portimão já tem terreno para novas instalações

ver mais
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio