siga-nos | seja fã
PUB
 

João Miguel Figueiredo Horta

Imprimir Partilhar por email
21-08-2013 - 16:33
Chegou a altura de prestar homenagem ao bombeiro João Miguel Figueiredo Horta que integra os Bombeiros Municipais de Tavira e é um exemplo de dedicação, de profissionalismo e de distinção por parte da comunidade.
 
 
Para melhor compreender o seu empenho e acção no terreno, é digno de registo o seu percurso enquanto profissional e cidadão activo. 
 
João Miguel Horta nasceu a 27 de Novembro de 1978 em Santiago, Tavira. 
 
Ingressou no Corpo de Bombeiros Municipais de Tavira em Abril de 1993 com 14 anos, mantendo-se como bombeiro voluntário e estudante do ensino básico até 1997. 
 
Neste período de tempo fez formação em socorrismo básico, e formação para o curso de Bombeiro de 3ª classe que concluiu em 1996. 
 
Nos finais de 1997 ingressou na Força Aérea Portuguesa em regime de Voluntariado onde após ter cumprido o Serviço Efectivo Normal iniciou a formação profissional no Curso de Operador de Serviços de Assistência a Socorros, formação que não concluiu por ter optado por uma carreira de Bombeiro Profissional no Município de Tavira. 
 
Em 1998, ingressou como Bombeiro Profissional na categoria de Estagiário no Corpo de Bombeiros Municipais de Tavira onde se mantém até hoje na categoria de Bombeiro Municipal de 2ª classe dos Mapas de Pessoal do Município de Tavira. 
 
Durante este período de tempo adquiriu competências na área da emergência médica, onde desde 1998 possui o curso de tripulante de Ambulâncias de Socorro complementado em 2009 com o curso de Desfibrilhação Automática Externa. 
 
Adquiriu ainda competências nas áreas de salvamento e desencarceramento, condução de embarcações de socorro, técnicas de humanização e atendimento ao público, gestão de equipas, gestão de conflitos, igualdade de oportunidades, informática, Nadador Salvador entre outros. 
 
Em 2006 fez o curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores dedicando-se a esta actividade em acções de sensibilização e formações cívicas a instituições e escolas do concelho, situação que prossegue até aos dias de hoje. 
 
Em 2010 fez o curso de formador de combate a incêndios urbanos e industriais da Escola Nacional de Bombeiro, ficando como formador externo desta entidade e do Corpo de Bombeiros Municipais. 
 
Em 2009 construiu uma página na internet, www.safeplace52.blogspot.com, que conta hoje com mais de 100 seguidores na rede da Blogger e mais de 500 no facebook. 
 
Visitada mais de 500 vezes por dia possui 1900 postagens e mais de 300 comentários. 
 
Condecorado por várias instituições sendo que possui as medalhas de grau cobre, prata e ouro por assiduidade da Liga dos Bombeiros Portugueses. 
 
A medalha da Sociedade Protectora dos Animais grau prata em virtude da manifestação dedicada pelo bem dos animais e à causa zoófila. 
 
Prémio Bombeiro de Mérito do ano de 2011 da Liga dos Bombeiros Portugueses, por salvamento de 2 pessoas no mar. 
 
Em 2012, Medalha demérito de Protecção e Socorro grau ouro distintivo Azul da Autoridade Nacional da Proteção Civil pela sua conduta pelo ideal de serviço à comunidade com total disponibilidade e dedicação no âmbito da protecção e socorro. 
 
João Miguel Figueiredo Horta é um reflexo de entrega à causa pública que poderá servir de inspiração para muitos jovens. 
 
O reconhecimento que tem conhecido é uma mostra viva do seu contributo para a melhoria da qualidade de vida das populações e um marco importante na divulgação do que de melhor se faz nesta área na nossa região. 
 
(Actualização:31.05.12)
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Jorge Correia



-

Hugo Vasques Lopes



-

Medusa Band



-

Neide Laranjo (Santa Luzia)



-

Josué Nunes



PUB
 
PUB
 
ÁREA CLIENTES
Restaurante Os Arcos
A melhor gastronomia algarvia
ver mais
 
Allô Pizza
Os apreciadores da verdadeira pizza italiana conhecem a casa, local agradável, bom ambiente e boa-disposição.
ver mais
 
Loja das Taças
Se és campeão a loja das Taças põe-te o Troféu na mão
ver mais
 
 
 
NOTÍCIA MAIS LIDA DO MOMENTO
ALBUFEIRA: Jovem atira-se de viaduto para linha férrea devido ao "Baleia Azul"

ALBUFEIRA: Jovem atira-se de viaduto para linha férrea devido ao "Baleia Azul"

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Mais de 150 quilos de haxixe apreendidos na costa de Aljezur e Vila do Bispo

Mais de 150 quilos de haxixe apreendidos na costa de Aljezur e Vila do Bispo

ver mais
 
Centro de Saúde de Silves não tem médicos de família para todos

Centro de Saúde de Silves não tem médicos de família para todos

ver mais
 
ALBUFEIRA: Jovem atira-se de viaduto para linha férrea devido ao "Baleia Azul"

ALBUFEIRA: Jovem atira-se de viaduto para linha férrea devido ao "Baleia Azul"

ver mais
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio