siga-nos | seja fã
PUB
 

João Lúcio

João Lúcio
Imprimir Partilhar por email
09-11-2013 - 22:32
João Lúcio Pousão Pereira, nasceu no dia 4 de Julho de 1880 em Olhão e terá falecido 38 anos mais tarde, em 26 de Outubro de 1918. Mais conhecido pelo poeta João Lúcio devido ás publicações e a uma especial vocação para a escrita, é ainda hoje considerado como uma celebridade da poesia portuguesa e distinguido no Algarve.
 
 
Em Olhão, a população associa a João Lúcio uma obra ímpar e um chalé envolve em mistérios, sobretudo devido à sua localização e beleza arquitectónica. Um pouco por todo o Algarve, João Lúcio assumiu o estatuto de poeta sobretudo com a publicação de obras como: 
 
“O Meu Algarve” ou “Espalhando fantasmas”, muito embora o poeta tenha estado à altura dos grandes nomes da Renascença Portuguesa. A menor popularidade de João Lúcio, poderá ter-se devido ao seu afastamento por feitio, dos grandes ciclos culturais da sua época. 
 
Também ligado à política, o poeta que, com apenas 12 anos de idade, já tinha os seus versos publicados no periódico “O Olhanense” e já trazia na alma o desejo de um dia os publicar em livro. Após a conclusão dos estudos em Faro, partiu para Coimbra para ingressar no curso de Direito que concluiu, ainda que mantendo a sua ligação à escrita e ás publicações regulares em jornais e revistas nacionais. 
 
Em 1901, consegue finalmente publicar o seu primeiro livro, Um ano mais tarde, quando regressa à cidade natal, João Lúcio 
torna-se rapidamente num advogado de excelência devido ao seu poder argumentativo. 
 
É a partir do seu regresso a Olhão que o poeta se torna editor literário do semanário farense “O Sul,” que era um jornal ligado ao Partido Regenerador Liberal de João Franco, em cujas listas concorre e ganha um lugar na Câmara dos Deputados em 1906. 
 
Em 1915, e após a instauração da República, o poeta abandona a política e decide viajar com a sua família pela Europa, tendo publicado o livro: “Na Asa do Sonho”. 
 
Ao regressar novamente a Olhão, o poeta, projecta o referido Chalé que habita mesmo sem que as obras tenham terminado, situado nos Pinheiros de Marim e que hoje dá lugar à Sociedade Polis da Ria Formosa. 
 
Neste local isolado, João Lúcio procurava a inspiração para a escrita, uma vez que já teria abandonado a advocacia e a política. 
É já no seu paraíso que, vem a contrair o fatídico vírus da pneumonia que assolou a região, e que lhe acabaria por ceifar a vida na manhã de 26 de Outubro de 1918, tendo habitado o seu Chalé por escassos meses. 
 
O Chalé de João Lúcio 
 
A localização de um Chalé num local isolado, misterioso e cheio de lendas ancestrais, terá dado lugar a um conjunto de associações míticas à vida do poeta. Ao mesmo tempo, um edifício quadrangular, com três pisos e quatro fachadas, cada uma delas comunicando com o exterior através de quatro escadarias, cada uma destas, virada para um ponto cardeal primário (Norte, Sul, Oeste e Este) e cada uma representando os 4 elementos naturais (Água, Terra, Fogo e Ar) através das representações de um peixe estilizado, uma serpente, uma guitarra portuguesa e um violino, seguramente que explicam a necessidade do povo olhanense em atribuir a João Lúcio o estatuto de poeta e de homem misterioso, a ponto de, durante muito tempo, se temer a entrada no local por se dizer “mal-assombrado”. 
 
Facto que poderá estar associado aos temas que escolhia para escrever, bem como à singularidade do seu Chalé e percurso de vida. 
 
(Actualização:27-11-09)
 
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Manuela Sabino



-

Patrícia Amado



-

Celeste Martins (Moncarapacho)



-

Mário Centeno



-

António João Eusébio (Moncarapacho)



PUB
 
PUB
 
ÁREA CLIENTES
Loja das Taças
Se és campeão a loja das Taças põe-te o Troféu na mão
ver mais
 
Escola de Condução C.C.S
Escola de Condução para Motociclos e Veículos Ligeiros.
ver mais
 
Allô Pizza
Os apreciadores da verdadeira pizza italiana conhecem a casa, local agradável, bom ambiente e boa-disposição.
ver mais
 
 
 
NOTÍCIA MAIS LIDA DO MOMENTO
FARO:Passados treze anos, Largo das Mouras Velhas está requalificado

FARO:Passados treze anos, Largo das Mouras Velhas está requalificado

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Este sábado Cavaco Silva e Guilherme D’Oliveira Martins vão estar aqui

Este sábado Cavaco Silva e Guilherme D’Oliveira Martins vão estar aqui

ver mais
 
Portimão assume que quer ser Cidade Europeia do Desporto em 2019

Portimão assume que quer ser Cidade Europeia do Desporto em 2019

ver mais
 
TAVIRA:Advogado detido por burla proibido de contactar com lesados

TAVIRA:Advogado detido por burla proibido de contactar com lesados

ver mais
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio