Desporto

Joana Schenker na Alemanha para surfar a maior onda indoor

 
A atleta portuguesa Joana Schenker, atual tricampeã do Circuito Europeu de Bodyboard e quarta classificada no Circuito Mundial APB 2016, vai marcar presença na boot 2017, nos dias 28 e 29 de janeiro, onde irá surfar a The Wave, a maior onda indoor artificial, com 9 metros de frente.

 
Trata-se de uma das maiores feiras mundiais de náutica de recreio e desportos náuticos, a decorrer até ao dia 29 de janeiro, em Dusseldorf, na Alemanha.
 
Esta presença faz parte da iniciativa portuguesa promovida pelo Sea of Portugal e tem o apoio da Câmara Municipal de Vila do Bispo. A participação de Joana Schenker visa acrescentar valor às demonstrações feitas na "The Wave", localizada na Surfers Village (Pavilhão 2), contribuindo para a divulgação da grande novidade deste ano na boot e uma maior dinâmica e visibilidade de Portugal neste sector, a nível internacional.
 
Durante dois dias os adeptos de bodyboard e surf, poderão conhecer e assistir às demonstrações da atleta, na Surfers Village, pavilhão 2.
 
Sobre esta aventura, Joana Schenker diz estar muito entusiasmada. «É uma experiência completamente nova, pois nunca fiz bodyboard numa onda artificial. Sei que é uma dinâmica e uma forma bem diferente do que surfar no mar, especialmente com uma prancha de bodyboard, uma vez que precisamos normalmente de ondas muito cavadas e verticais para fazer as manobras avançadas», adiantando mesmo que «será um desafio e tenho muita curiosidade para ver o que é possível fazer na The Wave com uma prancha de bodyboard.»
 
Natural de Sagres, concelho de Vila do Bispo, Joana Schenker leva na bagagem a missão de divulgar o bodyboard e a costa portuguesa que prima por «um potencial enorme no que diz respeito ao Bodyboard, com ondulação o ano inteiro e ondas para todos os níveis desde o iniciante até ao profissional». Portugal sempre foi muito forte no bodyboard, com vários campeões europeus e mesmo mundiais. «Nos últimos anos, houve um grande investimento por parte de algumas zonas do país no sentido de promover o potencial das suas ondas, pelo que actualmente temos várias etapas do circuito europeu e do circuito mundial em território Português. O que indica que estamos em crescimento e cada vez mais estabelecidos como modalidade importante e forte no país», explica Joana Schenker.
 
Sobre as praias onde treina diariamente Joana adianta que «as praias da costa Sul do Concelho de Vila do Bispo são as melhores para a prática de bodyboard em Portugal e mesmo na Europa, graças ao recorte da orla costeira que recebe uma constante dose de swell e assim formam ondas triangulares e cavadas, excelentes para os desportos de ondas. Adoro Sagres, pois é um lugar que tem tudo, ondas, natureza, bom tempo e, acima de tudo, uma mística envolvente que não existe em mais nenhum outro lugar». Salienta ainda o papel do bodyboard na região de Sagres, «com muito bons atletas e resultados comprovados, que conta com o apoio da autarquia que reconhece a importância desta modalidade para o Concelho.»
 
Algarve Primeiro