Japão desenvolve células capazes de regenerar miocárdio

 
A notícia surge do Japão e abre uma nova janela de esperança para o mundo.

 
Uma equipa de investigadores japoneses está a desenvolver um método para cultivar células capazes de regenerar o tecido muscular do coração. A ser comprovada, esta técnica poderá facilitar a transplantação do tecido do miocárdio.
 
A equipa de investigadores da Universidade de Keio (Tóquio) conseguiu produzir em laboratório células similares às do miocárdio, com uma taxa de sucesso de 90%, empregando uma forma de cultivo que reduz o risco de se reproduzirem de modo cancerígeno.
 
Em comunicado foi referido que, estas células de pluripotência induzida (iPS, sigla em inglês) -- de "elevada pureza" --, até agora apenas testadas em animais, vão começar a ser utilizadas em testes clínicos no próximo ano para garantir que podem ser implantadas de forma segura em pacientes humanos. 
 
O centro universitário adiantou ainda que, a aplicação clínica das células iPS pode ampliar as possibilidades dos tratamentos regenerativos e constituir um importante progresso para a medicina personalizada.
 
O diretor da investigação, Keiichi Fukuda, assinalou que esta tecnologia representa "um grande passo em frente" que torna possível a criação artificial de células do miocárdio que poderiam utilizar-se em pacientes que tenham sofrido paragens cardíacas.
 
As células iPS são células humanas maduras que são "reprogramadas" para ficarem num estado primitivo e versátil, a partir do qual podem ser conduzidas a desenvolverem-se em qualquer tipo de célula do corpo.