Comportamentos

Já disse “obrigado/a” hoje?

 
A par de todos os benefícios sociais que o uso desta palavra encerra, é fundamental ter em conta que, ser grato/a faz bem à saúde física e emocional.

 
Todos sabem que não é por se celebrar a 11 de Janeiro, o Dia Mundial do Obrigado que, naturalmente todas as pessoas vão passar a ser mais gratas, generosas e reconhecidas, ainda assim, nunca é demais recuperar os inúmeros benefícios do agradecimento sincero e ponderar uma mudança de atitude, caso não tenha desenvolvido esta capacidade de assumir que os outros nos ajudam a ser mais felizes!
 
Nunca é demais recordar que, muitas pessoas entendem o ato de agradecer como um “sinal de fraqueza” ou submissão, quando é precisamente o contrário. Ser capaz de dizer “obrigado/a” a alguém traduz grandeza, maturidade, solidariedade e educação.
 
O “simples” ato de agradecer facilita naturalmente as relações humanas. É mais fácil criar empatia com uma pessoa educada e mais agradável a convivência com quem agradece uma atitude ou um gesto por muito elementar que nos possa parecer.
 
Dizer ‘obrigado’ mostra boa educação e pode ajudá-lo a fazer novas amizades. Um estudo publicado em 2014 na revista Emotion, demonstra que o agradecimento é um ponto de partida para uma simples conversa que pode evoluir positivamente. E além de aumentar a empatia, a gratidão também reduz a agressão, porque quando se age de forma educada as outras pessoas replicam o comportamento, reduzindo as retaliações com violência.
 
A gratidão pode ser boa para a saúde física e psicológica. De acordo com um estudo publicado em 2012 na revista Personality and Individual Differences, as pessoas gratas têm menos dores e reportam sentir-se mais saudáveis do que as outras pessoas. Outro estudo aponta ainda que a gratidão reduz uma grande quantidade de emoções tóxicas, desde inveja ou ressentimento à frustração ou arrependimento.
 
Por incrível que possa parecer, agradecer também ajuda a dormir melhor e a ter mais autoestima. 
 
Um estudo publicado em 2011 na revista Applied Psychology: Health and Well-Being concluiu que escrever um diário de gratidão melhora o sono. E outro estudo publicado em 2014 destaca que a gratidão melhora a autoestima das pessoas, o que confirma os muitos apontamentos que têm sido publicados acerca do assunto.
 
Nos casais, entre familiares e amigos, um “obrigado/a” cai sempre muito bem. Com os menos conhecidos, é mesmo um ponto de partida para se poder acrescentar algo num ambiente salutar. Por todas estas razões, não dispense um obrigado/a!
 
Já agora e, para que o seu agradecimento seja o mais cauteloso possível, saiba que, na língua portuguesa as senhoras agradecem no feminino e os cavalheiros no masculino! Assim sendo, obrigada pela atenção dada a este artigo que pode melhorar e muito as suas relações interpessoais!
 
Fátima Fernandes