Sociedade

Inaugurada 6ª edição da Mostra de Artistas de Lagos

 
 
 
Segundo destaca nota da autarquia, nesta 6ª edição, estão representadas obras na área das artes visuais, abrangendo diversas sensibilidades artísticas que exploram técnicas da pintura, escultura, fotografia, desenho, instalação ou o vídeo.

 
A MALA – Mostra de Artistas de Lagos, este ano integrada na iniciativa 365 Algarve, é uma atividade organizada pela autarquia que dá a conhecer a vasta atividade dos artistas de Lagos. Este ano, o convite para a participação nesta mostra foi estendido a todos os que não sendo residentes no município, aqui nasceram, trabalham ou com Lagos têm laços de proximidade. Também as cidades geminadas com Lagos foram convidadas, tendo a Cidade Velha, em Cabo Verde, aceite o desafio.
 
São 158 obras, da autoria de 83 artistas, que podem ser visitadas em 4 polos expositivos da cidade: Antigos Paços do Concelho (25 obras), Museu Municipal (33 obras), Forte Ponta da Bandeira (18 obras), e no Centro Cultural de Lagos (82 obras), tendo este ano esta iniciativa alcançado o mais elevado número de obras expostas.
 
A cerimónia de inauguração decorreu no passado dia 24 de abril, nos Antigos Paços do concelho, e contou, para além dos vários artistas, amigos e familiares, com a presença do executivo municipal, do presidente da Assembleia Municipal, Paulo Morgado, e com a representante da iniciativa 365 Algarve, Dália Paulo. 
 
Para Dália Paulo foi "muito gratificante ver esta casa cheia de gente. É sinónimo de que há cultura a acontecer!" Recordando os objetivos da iniciativa 365 Algarve, em que "todos os dias contam", a coordenadora da mesma deu os parabéns a Lagos pela organização da MALA, reiterando a sua disponibilidade para ajudar no que for necessário para que "todos continuem a transformar o Algarve numa região que ofereça, para além do sol, praia e clima ameno, uma oferta cultural vasta, nas várias áreas".
 
Uma opinião partilhada por Paulo Morgado que lembrou que "a fruição da arte e da cultura foram conquistados com o 25 de Abril", mais-valias que aparecem nesta edição "totalmente espelhadas, se tivermos em conta o aumento de artistas e obras expostas nesta MALA. Temos de celebrar esta iniciativa, que é uma certeza de que a cultura em Lagos está viva e recomenda-se", frisou o autarca.
 
A Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Maria Joaquina Matos, aproveitou ainda o momento para agradecer a todos os que tornam a MALA possível – programadores, artistas plásticos, associações e coletividades, técnicos e trabalhadores da autarquia – "fazendo votos de que este exemplo de participação e cidadania ativa se multiplique", convidando todos os presentes a visitar os polos da exposição, que são, segundo a autarca "bons argumentos para (re)descobrir o prazer de viver a cidade de Lagos".
 
Algarve Primeiro