Sociedade

ILHA DO FAROL: Polis Ria Formosa no terreno para posse administrativa de 35 casas

 
A manhã começou agitada na Ilha do Farol, onde um forte dispositivo da Polícia Marítima tenta tranquilizar os ânimos bastante exaltados dos moradores da Ilha.

 
Um grupo de técnicos da Sociedade Polis Ria Formosa apoiado por um forte dispositivo da Polícia Marítima começaram esta manhã, a proceder à posse administrativa de 35 habitações consideradas ilegais na Ilha do Farol.
 
Os protestos dos moradores baseiam-se naquilo que consideram uma fuga à verdade por parte do Ministro do Ambiente, uma vez que, na posição dos moradores, “não houve uma correta avaliação de cada caso, pois estão a notificar casas que ainda pertencem a pescadores no ativo ou que contêm os seus arrumos.”
 
As 35 casas que passam agora a pertencer à Sociedade Polis através desta notificação aos proprietários serão demolidas por se considerarem ilegais e em locais muito próximos da linha de água.
 
No local, para além dos elementos da Sociedade Polis Ria Formosa, encontram-se 40 operacionais da Polícia Marítima que foram destacados para esta operação.
 
O forte dispositivo policial deixou os moradores “revoltados porque sempre fizemos manifestações pacíficas”. Vanessa Morgado do Movimento Je Suis Ilhéu, mostrou a sua indignação face ao forte dispositivo da Polícia Marítima que, “naturalmente exalta logo os ânimos de quem vê as suas casas serem sinalizadas para demolição.”
 
Para esta quarta-feira está agendada a notificação de 12 das 35 casas, sendo que, “há providências cautelares no Tribunal Administrativo de Loulé que podem suspender estas notificações, pelo que a contabilidade final ainda não é conhecida, mas seguramente se afasta das 35 sinalizadas pela Polis.”
 
Com palavras de protesto, os moradores continuam a elevar a esperança de que essas medidas em curso no Tribunal possam suspender aquilo que parece uma realidade.
 
Os moradores juntaram-se em torno das suas casas e na tentativa de dar apoio aos seus vizinhos, mas com o dispositivo da Polícia Marítima com operacionais destacados de outras zonas do país, a Sociedade Polis tem avançado no terreno com os devidos editais afirmando a posse administrativa das casas sinalizadas como ilegais.
 
Nos próximos dias, certamente que vão chegar as confirmações de mais providências cautelares, o que naturalmente vai suspender algumas notificações levadas a cabo no dia de hoje.
 
A situação está longe de ser resolvida e “vamos lutar até ao fim por aquilo que nunca ninguém nos impediu de construir.”
 
Algarve Primeiro