Hipertensão arterial

 
A Hipertensão arterial (HTA) é um dos principais factores de risco no contexto das doenças cardiovasculares.

 
Neste conjunto de doenças merecem destaque a insuficiência cardíaca e o A.V.C. (acidente vascular cerebral) que são os grandes responsáveis pela deterioração significativa da qualidade de vida das pessoas, com os inerentes gastos de saúde. 
 
Nem sempre a HTA produz sintomatologia: um hipertenso pode sê-lo durante dezenas de anos sem sentir queixas. É frequente que a primeira manifestação relacionada com a HTA seja um A.V.C., visto ser uma das consequências da hipertensão da hipertensão não tratada. 
 
A HTA exige uma reformulação dos estilos de vida, assim é indispensável identificar as causas e a presença desta hipertensão de forma a que os seus valores possam ser normalizados, quer através da medicação adequada, quer com a aquisição de hábitos de vida saudáveis, o que no seu conjunto, são requisitos fundamentais. 
 
A HTA acompanha-nos ao longo de toda a vida, não é uma doença que se trate e que se cure. Um hipertenso ao medir a tensão arterial pode apresentar valores normais mas tais valores só surgem porque estão a tomar medicamentos (deixando de os tomar, a HTA sobe rapidamente para valores de risco). 
 
Um hipertenso tem como principal dever, apostar na moderação durante toda a sua vida para evitar complicações. As grandes medidas gerais de saúde são um regime alimentar cuidado e a reformulação dos estilos de vida (diminuição do sal na cozinha, prudência no consumo das gorduras, redução de peso e uma prática da actividade física, bem como a diminuição do colesterol e o abandono do tabagismo, se for caso disso). 
 
A medição da tensão arterial: 
 
A medição da tensão arterial é um aspecto determinante para que o paciente possa vigiar os valores obtidos. Se registar valores elevados (iguais ou superiores a 140/85 ml de mercúrio) o utente deve consultar o seu médico sem perda de tempo. 
 
Atenção, um quadro de valores elevados não significa automaticamente uma hipertensão já que uma medição única da tensão arterial não é um diagnóstico de HTA. 
 
Basta recordar que há pessoas que não sendo hipertensas quando estão numa consulta médica apresentam valores HTA. Para medir a tensão arterial recomenda-se: 
 
Se não tem aparelho de medição arterial, prefira medi-la na farmácia; 
Quando se dispuser a fazê-lo, deve manter-se pelo menos meia hora sem comer, sem beber e sem ter fumado; 
Ao levantar a roupa para pôr a braçadeira, não deve ficar nenhuma peça a apertar-lhe o braço; 
Não se surpreenda se o farmacêutico decidir efectuar duas medições intervaladas de dois a cinco minutos; 
Deve saber que só pode considerar que tem a hipertensão controlada se tiver, no máximo, 139/85 ml de mercúrio; 
Deve saber que, se estiver a tomar medicamentos, o valor da pressão arterial resulta do efeito desses medicamentos e não significa que esteja curado; 
Se tomar medicamentos para outras doenças, informe-se com o seu farmacêutico quanto à eventualidade de eles lhe alterarem a pressão arterial. 
 
Avaliação inicial de um hipertenso: 
 
A avaliação inicial do hipertenso passa pelo estudo do paciente, pela medição da tensão arterial em vários momentos de forma a que se possa fazer um diagnóstico e perceber se, efectivamente se trata de um caso de hipertensão e inclui exames complementares, tais como o electrocardiograma e a ecografia. 
 
Depois, refere a HTA em terrenos especifícos (caso da gravidez, da insuficiência renal ou da diabetes). Uma vez confirmada a hipertensão o médico apresenta as terapêuticas da HTA e o seguimento do hipertenso. 
 
Alguns conselhos para uma vida mais saudável: 
 
- Não fumar; 
- Evitar a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas; 
- Evitar o sedentarismo; pratique algum tipo de actividade física, nem que seja caminhar 30mn. Por dia; 
- Evite alimentos excessivamente calóricos, salgados e com gordura; 
- Dê primazia aos grelhados e cozidos, bem como ao consumo de fruta e legumes; 
- Beba água ou sumos pouco açucarados ao longo do dia; 
- Tenha em conta o consumo de doces para que seja moderado. 
- Tente reservar algum tempo para si mesmo como forma de combater o stress e o ritmo de vida agitado; 
- Aprenda a organizar o seu dia de forma a poder contar com alguma tranquilidade e descanso e vigie assiduamente a sua tensão arterial. 
 
Cuide do seu coração, pois ele é uma fonte de vida. Aos primeiros sintomas, não hesite em consultar o seu médico.