siga-nos | seja fã
PUB
 

Há pessoas que não nos merecem!

Há pessoas que não nos merecem!
Imprimir Partilhar por email
06-10-2016 - 10:28
A expressão parece “uma frase feita” que se repete diariamente, mas que pouco se aplica.
 
Em termos concretos, é fundamental ter em conta que, cada pessoa tem a responsabilidade sobre as suas escolhas e, naturalmente que é a autoestima, a autoconfiança e a maturidade que vão determinar quem merece a nossa companhia ou quem também opta por não querer estar connosco.
 
Nesta análise, torna-se essencial compreender que as relações têm de ser sempre recíprocas, pelo que de nada nos vale querer estar com alguém que não sente o mesmo desejo, ou sentir-se destroçado porque uma pessoa não se interessa por si.
 
Se pensarmos de forma mais alargada, percebemos que, nem nós teríamos capacidade para “aceitar” toda a gente, nem os outros o podem fazê-lo, razão pela qual, temos sempre de selecionar as pessoas a partir das semelhanças e cumplicidade.
 
A tarefa nem sempre é fácil e está muito longe de ser definitiva, razão pela qual precisamos de desenvolver dentro de nós um conjunto de estruturas que nos permitam lidar com as várias pessoas, e perceber quem são aquelas que vão ou não, entrar na nossa vida.
 
Para Edith Casal, é a saúde emocional que nos vai ajudar a viver o processo da melhor forma, isto porque, “é preciso diferenciar as pessoas que nos merecem daquelas que não nos merecem”.
 
Se pode parecer dramático, na prática é muito simples. Temos de tomar consciência de que, “ninguém ama ninguém se não se amar a si mesmo.”
 
A partir desta tónica fundamental tudo se desenvolve. Deixar de aceitar os maus- tratos, qualquer tipo de agressão, rejeitar a falta de respeito e promover o afastamento de quem nos faz sentir mal.
 
Pelo contrário, pessoas que nos respeitam, que nos alimentam afetivamente, que nos estimulam de alguma forma e com quem é possível estabelecer uma relação agradável, são as escolhidas pela nossa emocionalidade e inteligência.
 
Ao mesmo tempo, a questão da autoestima assume um papel ainda mais relevante, já que, “quem não tem uma boa relação consigo mesmo, mais facilmente resvala na fragilidade e é submetido à vontade dos outros.”
 
Para Edith Casal, “são as pessoas que se alimentam com sentimentos negativos sobre si mesmas que acabam por estar à mercê das agressões de qualquer espécie.”
 
Pessoas que invadem o pensamento com frases destrutivas acerca das suas escolhas, da sua fisionomia, das suas atitudes, acabam por não se fazer respeitar, e muito menos cuidar-se carinhosamente”.
 
Esta destruição dá lugar a relações complicadas e igualmente pouco construtivas, seja nos relacionamentos, seja nas amizades ou mesmo na área profissional, pois alguém que se alimenta de pensamentos como, “não gosto de mim, porque sou feio, porque não faço nada bem” não consegue exigir dos outros o seu devido valor e reconhecimento.
 
É evidente que esses pensamentos têm de ser trabalhados e substituídos.Muitas vezes é necessário o recurso a um psicoterapeuta, profissional à altura de apoiar problemas de autoestima e autoconfiança e de ajudar a detetar o que dá lugar a esses sentimentos destrutivos, pois quem não se aceita e respeita tal como é, também tem dificuldade acrescida em saber quem são as melhores companhias.
 
É natural que pessoas com baixa autoestima sintam uma dificuldade acrescida em selecionar amizades e, ainda mais, relacionamentos, na medida em que se consideram tão “más” pessoas que não acreditam que alguém as ame realmente. 
 
A fraca autoestima remete as pessoas para um sofrimento permanente e para uma incapacidade de escolha imensa, pelo que, deve ser tratada o quanto antes, pois só assim lhe será permitida a escolha de decidir quem o/a merece ou não.
 
Algarve Primeiro
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Afinal, os amigos não são para sempre!



-

A “ciência” do aperto de mão



-

Com o S. Valentim à porta, saiba como melhorar a sua relação



-

É Demissexual?



-

Descubra os “segredos” das pessoas mais felizes do mundo



PUB
 
PUB
 
ÁREA CLIENTES
Loja das Taças
Se és campeão a loja das Taças põe-te o Troféu na mão
ver mais
 
Restaurante Os Arcos
A melhor gastronomia algarvia
ver mais
 
Escola de Condução C.C.S
Escola de Condução para Motociclos e Veículos Ligeiros.
ver mais
 
 
 
NOTÍCIA MAIS LIDA DO MOMENTO
Maria Leal de volta ao Algarve para animar motards

Maria Leal de volta ao Algarve para animar motards

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Polícia Marítima fiscaliza atividade de venda ambulante em Albufeira

Polícia Marítima fiscaliza atividade de venda ambulante em Albufeira

ver mais
 
Câmara Municipal cede terreno para a nova "casa" da Polícia Judiciária em Portimão

Câmara Municipal cede terreno para a nova "casa" da Polícia Judiciária em Portimão

ver mais
 
Com o «Guia Algarve» da RTA tenha "à mão" 200 eventos em junho

Com o «Guia Algarve» da RTA tenha "à mão" 200 eventos em junho

ver mais
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio