Ambiente

Futuro das Alagoas Brancas discutido em sessão aberta à comunidade

Foto - Ana Marta Costa
Foto - Ana Marta Costa  
O futuro das Alagoas Brancas vai ser discutido no próximo dia 20 de abril, a partir das 10h00, no Convento de S. José, em Lagoa, numa sessão participativa aberta à comunidade.

Segundo nota da Almargem – Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve, a sessão envolve cidadãos, associações, organizações ambientais, académicos, entidades governamentais e a autarquia de Lagoa. O objetivo é apresentar os valores ecológicos daquela zona húmida, localizada junto à cidade, e criar propostas para a sua preservação.
 
O programa inicia-se pela manhã, onde haverá uma apresentação dos valores das Alagoas Brancas e dos desafios que a preservação de uma zona húmida próxima do meio urbano implica. Serão abordados temas de ordenamento e gestão da água, botânica, invertebrados e avifauna. Também vão ser apresentados os resultados do bioblitz que decorreu em fevereiro passado - um evento em que, no decorrer de um dia, um grupo de especialistas se dedicou a identificar o maior número possível de espécies na área.
 
Refere a mesma associação que, além da sua biodiversidade em avifauna (contabilizando 143 espécies de aves na plataforma de ciência cidadã EBird), serão revelados dados sobre invertebrados e hidrobotânica. Da rara comunidade de plantas aquáticas descoberta, destaca-se a estrela-de-água, Damasonium bourgaei, criticamente em perigo em Portugal, que tem nas Alagoas Brancas a sua maior população nacional.
 
A tarde começa com uma sessão de trabalho em que grupos de especialistas de várias áreas vão debater abordagens e planos para assegurar a preservação das Alagoas Brancas num futuro Parque da Cidade de Lagoa.
 
Estas propostas serão apresentadas à comunidade a partir das 16h00, abrindo espaço para debate e contributos de todos os interessados.
 
Segue-se uma mesa redonda, que conta com a participação de representantes do Município de Lagoa, do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, da APA/ARH Algarve – Agência Portuguesa do Ambiente/Administração de Região Hidrográfica do Algarve, da CCDR Algarve - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, do Movimento Salvar as Alagoas Brancas e de várias organizações não-governamentais de ambiente.
 
As inscrições podem ser feitas aqui (limitadas ao espaço disponível).