siga-nos | seja fã
PUB
 

Francisco Lameira

Francisco Lameira
Imprimir Partilhar por email
06-10-2013 - 22:53
Francisco Ildefonso Claudina Lameira é um nome de prestígio na nossa região pelo valioso contributo que tem prestado à divulgação, investigação e publicação da arte no país e além fronteiras.
 
 
Natural de Faro, nascido a 16 de Maio de 1957, Francisco Lameira possui um vasto currículo que merece ser enaltecido neste espaço, sobretudo pela dedicação e empenho ao serviço do património na sua plenitude. 
 
Com uma vasta formação académica, cujo resumo se torna um imperativo, possui certificação do Instituto Francês de Lisboa / Universidade de Toulouse-le-Mirail, Licenciatura em História, passada pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Mestrado em História da Arte, certificado pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Doutoramento em História da Arte na Unidade de Ciências Exactas e Humanas da Universidade do Algarve, sendo o título da dissertação: “A Talha no Algarve durante o Antigo Regime”, com a agregação em História da Arte Moderna na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da mesma Universidade. 
 
Com uma vasta experiência profissional, Francisco Lameira exerce a carreira de docente universitário da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, sendo o seu percurso também marcado pelas inúmeras colaborações e o reflexo dessas experiências. 
 
Foi Professor na Universidade do Algarve para a Terceira Idade, Professor no curso de Educação Visual e Tecnológica na Escola Superior da Educação da Ualg, Professor no curso de Guias-Intérpretes Nacionais na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, Técnico Superior na Câmara Municipal de Faro, Professor Provisório na Escola Secundária João de Deus em Faro, bem como noutras escolas, quer no Algarve, quer no país. 
 
Na Universidade do Algarve, já ocupou o cargo de Diretor-Adjunto da Comissão Executiva do Departamento de História, Arqueologia e Património, foi Director da Comissão Executiva do mesmo departamento, Predidente interino da Comissão Científica do Departamento de História, Arqueologia e Património. 
 
Enquanto docente são de destacar as disciplinas do Mestrado em História da Arte na Universidade do Algarve - História do Retábulo (séculos XV-XIX), as disciplinas da Licenciatura na Universidade do Algarve em História da Arte Portuguesa -Introdução à História da Arte, A Talha em Portugal, História da Cultura Mediterrânica, Introdução à Museologia, Arte nos Países de Expansão Portuguesa, entre outras. 
 
Ao mesmo tempo, tem colaborado noutros estabelecimentos de ensino lecionando a Arte e Património Regional Algarvio no Centro de Formação da Associação de Escolas Secundárias de Olhão e Artes Decorativas nos séculos XVII e XVIII no Algarve, destacando-se também a formação prestada na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, possuindo uma vasta experiência também ao serviço da formação nos Cursos de Conservação do Património, Cultura e Política no Algarve Setecentista. 
 
Para além das teses de Mestrado e Doutoramento que acompanhou, Francisco Lameira integrou comissões e Júris Científicos enquanto membro do Centro de Estudos do Património da Universidade do Algarve, a Comissão Científica do II Congresso Internacional de História da Arte no Porto, a Comissão Científica do V Colóquio Luso-Brasileiro de História da Arte em Faro, a Comissão Editorial do Algarve, as Tradições Musicais (vols. I a III), entre outros. 
 
Também foi membro consultor da Delegação Regional do Algarve da Secretaria do Estado da Cultura no domínio das Artes Decorativas do Património Religioso Algarvio, membro do Secretariado de Liturgia, Música e Arte Sacra da Diocese do Algarve, membro do GTL – Gabinete Técnico Local da autarquia de Faro tendo feito o acompanhamento científico de várias intervenções. 
 
Com um vasto conjunto de obras publicadas, Francisco Lameira realizou igualmente largas centenas de visitas guiadas em toda a região algarvia e em Lisboa a par das funções enquanto responsável pela supervisão, orientação e coordenação das Bibliotecas Municipais, do Arquivo Histórico Municipal e do Museu Arqueológico Municipal de Faro. 
 
Também inventariante do Património Arquitetónico do Distrito de Faro, Direção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, Francisco Lameira propôs diversas classificações de objetos ou conjuntos arquitetónicos e urbanísticos na região algarvia. 
 
Com um sentido público notável, também organizou, voluntariosamente, diversos fundos arquivísticos de igrejas algarvias, colaborou no estudo efetuado para o Governo Regional da Madeira, tendo por objetivo a instalação do Museu Frederico de Freitas, no Funchal. 
 
Até ao momento já participou em diversas Palestras, Reuniões, Encontros e Congressos Científicos. 
 
No que se refere a publicações, Francisco Lameira é autor de um conjunto de obras sendo de destacar também os desdobráveis, folhetos, artigos científicos e comunicações alusivos ao património algarvio. 
 
Das mais recentes publicações são de destacar: “O retábulo da Companhia de Jesus em Portugal 1619-1759”, Promontoria Monográfica História da Arte 02, Ed. do Departamento de História, Arqueologia e Património da Universidade do Algarve, Faro.2007 e “O retábulo no Algarve”, Promontoria Monográfica História da Arte 03, Ed. Do Departamento de História, Arqueologia e Património da Universidade do Algarve e da Região de Turismo do Algarve, Faro. 
 
Reconhecer o talento de Francisco Lameira é sinónimo de valorizar a Pessoa ao serviço do conhecimento e do enriquecimento da História no Algarve que se projeta além fronteiras em que a experiência se conjuga com a arte de transmitir o saber. 
 
(Actualização:13-06-10)
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Jorge Tavares



-

Russel M. Santos



-

Grupo de Charolas União Bordeirense



-

Anabela Afonso (Stª Bárbara de Nexe)



-

Francisco Rosado



PUB
 
PUB
 
ÁREA CLIENTES
Allô Pizza
Os apreciadores da verdadeira pizza italiana conhecem a casa, local agradável, bom ambiente e boa-disposição.
ver mais
 
Restaurante Os Arcos
A melhor gastronomia algarvia
ver mais
 
Escola de Condução C.C.S
Escola de Condução para Motociclos e Veículos Ligeiros.
ver mais
 
 
 
NOTÍCIA MAIS LIDA DO MOMENTO
Abraços melhoram a memória e o bem-estar físico

Abraços melhoram a memória e o bem-estar físico

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Autarquia de Lagoa apoiou cinco alunos a participarem nos cursos de verão da Ualg

Autarquia de Lagoa apoiou cinco alunos a participarem nos cursos de verão da Ualg

ver mais
 
PS Aljezur apresentou candidatos às eleições autárquicas

PS Aljezur apresentou candidatos às eleições autárquicas

ver mais
 
SILVES:Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Silvense apresenta-se na Casa da Cultura Islmâmica e Mediterrânica

SILVES:Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Silvense apresenta-se na Casa da Cultura Islmâmica e Mediterrânica

ver mais
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio