siga-nos | seja fã
PUB
 

Fernando Pessanha

Fernando Pessanha
Imprimir Partilhar por email
22-08-2013 - 16:56
Fernando Pessanha é natural de Vila Real de Santo António e merece esta dintinção pela sua ligação à história do Algarve e, sobretudo pela recente publicação de uma obra que certamente vai enriquecer o conhecimento da região.
 
De acordo com a informação disponibilizada na sua página pessoal na rede Facebook, Fernando Pessanha estudou na Escola Secundária de Vila Real de Santo António, e posteriormente na Universidade do Algarve. Formado em Património Cultural por esta intituição de ensino superior, Fernando Pessanha, concluiu Mestrado em História do Algarve. 
 
Estudou no Conservatório Regional do Algarve, sendo igualmente pianista e compositor. 
 
É Formador de História e o seu conhecimento levou-a a publicar em Outubro deste ano o livro: “A Cidade Islâmica de Faro”. 
 
Segundo o autor, “trata-se de uma obra que visa assinalar os 1300 anos de um dos acontecimentos mais importantes para a História e identidade patrimonial algarvia: o início do domínio islâmico em Faro.” 
 
De acordo com Fernando Pessanha, a obra, desenvolvida a partir de um trabalho produzido para a unidade curricular de Algarve Medievo-Islâmico, do Mestrado em História do Algarve, apresenta-se como uma síntese da presença muçulmana em Faro, “congraçando documentos escritos e elementos provenientes das mais actualizadas pesquisas arqueológicas”. 
 
Para o historiador, “A Cidade Islâmica de Faro” vem esclarecer alguns mitos sobre a presença muçulmana no al-Andaluz, principalmente no que se refere à romântica ideia da sangrenta conquista muçulmana das cidades hispano-godas como Ukxûnuba, uma vez que os tratados de capitulação terão prevalecido sobre a conquista pelas armas. 
 
Segundo Fernando Pessanha, também para o caso de Faro devemos manter o mesmo raciocínio, já que o mais provável é que tanto a cidade como a região de Ossónoba tenham sido anexadas por capitulação depois de, em Julho/Agosto de 712, ter sido conquistado o núcleo urbano de maior importância: Sevilha. 
 
A obra, publicada pelas Edições Mandil, foi também apoiada pela Direcção Regional da Cultura do Algarve, pela Câmara Municipal de Faro e pela Associação Faro 1540, e conta ainda com uma breve nota de apresentação da autoria do Prof. António Rosa Mendes, coordenador do Centro de Estudos do Património e História do Algarve. 
 
Em Junho de 2013 é lançada a nova obra de Fernando Pessanha intitulada "Encontros Improváveis". 
 
Meio ano volvido sobre o sucesso alcançado com a publicação do ensaio histórico "A Cidade Islâmica de Faro" - que vendeu em poucos meses meio milhar de exemplares - o historiador lançou-se, desta vez, no campo da ficção com a publicação de um livro de contos. 
 
Em 2014 lançou a obra:"Subsídios para a História do Baixo Guadiana e dos Algarves Daquém e Dalém-mar".
 
A obra, representa uma compilação, de estudos e artigos de Fernando Pessanha, publicados na imprensa regional, nos últimos anos, com base na história e património da região, dando especial enfoque ao Baixo Guadiana.
 
Pelo seu trabalho que muito contribui para um maior esclarecimento da história, Fernando Pessanha merece reconhecimento e a divulgação da sua obra neste espaço onde só têm lugar os mais ilustres algarvios. 
 
(Actualização:06.02.15)
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Jorge Roque



-

Miguel Drago



-

Filipe Santos



-

Manuel Cabanas



-

António Aleixo



PUB
 
PUB
 
ÁREA CLIENTES
Loja das Taças
Se és campeão a loja das Taças põe-te o Troféu na mão
ver mais
 
Escola de Condução C.C.S
Escola de Condução para Motociclos e Veículos Ligeiros.
ver mais
 
Allô Pizza
Os apreciadores da verdadeira pizza italiana conhecem a casa, local agradável, bom ambiente e boa-disposição.
ver mais
 
 
 
NOTÍCIA MAIS LIDA DO MOMENTO
Abraços melhoram a memória e o bem-estar físico

Abraços melhoram a memória e o bem-estar físico

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Autarquia de Lagoa apoiou cinco alunos a participarem nos cursos de verão da Ualg

Autarquia de Lagoa apoiou cinco alunos a participarem nos cursos de verão da Ualg

ver mais
 
PS Aljezur apresentou candidatos às eleições autárquicas

PS Aljezur apresentou candidatos às eleições autárquicas

ver mais
 
SILVES:Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Silvense apresenta-se na Casa da Cultura Islmâmica e Mediterrânica

SILVES:Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Silvense apresenta-se na Casa da Cultura Islmâmica e Mediterrânica

ver mais
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio