siga-nos | seja fã
PUB
 

Fernando de Pádua

Fernando de Pádua
Imprimir Partilhar por email
11-09-2013 - 22:35
Natural de Faro, Fernando de Pádua é dos cardiologistas mais conceituados do nosso país e com reconhecimento internacional pelo trabalho desenvolvido.
 
 
Apesar de ser algarvio, Fernando de Pádua diz que o seu coração está intimamente ligado ao Alentejo em virtude de ter ido para essa zona do país muito cedo; com cerca de um ano de idade, contudo será sempre um nome de relevo na nossa região, sobretudo pelo seu valioso contributo ao nível dos cuidados de saúde e dos muitos programas de prevenção em que tem participado. 
 
Para Fernando Pádua, viver muitos anos é sinónimo de ter pais que alcançaram uma idade avançada, pelo que, não se pode escolher os pais, mas pode-se desejar que estes perdurem no tempo como forma de garantir que vamos viver muitos anos! 
 
Com um sentido de humor notável, Fernando de Pádua diz-se pronto para viver até aos 120 anos, isto porque a medicina assim o permite, porque cuida do seu coração, porque aprecia a vida, porque reage em vez de acumular problemas e porque pratica hábitos de vida saudável. 
 
Professor catedrático de Medicina Interna e de Cardiologia da Faculdade de Medicina de Lisboa, Fernando Pádua conta com um trabalho de mais de 50 anos a difundir ensinamentos de vida saudável. 
 
Recentemente recebeu o Prémio Nacional de Saúde 2007 pelo "pioneirismo e dedicação do trabalho de promoção e prevenção, que contribuiu inequivocamente para a obtenção de ganhos em saúde". 
 
Segundo Fernando de Pádua,“ a educação para a saúde deve começar na tenra idade. 
 
A industrialização faz com estejamos mais parados e o marketing televisivo, que há uns anos nos fez bem (nossa Luta Nacional contra a Hipertensão Arterial), está-se a tornar ameaçador sobretudo para as crianças. 
 
Os programas infantis estão cheios de publicidade a bebidas com chocolate, bebidas gasosas e a "junk-food", todas as asneiras da comida, o que nos está a tornar obesos. 
 
Estamos cada vez mais gordos e preguiçosos!” (...) 
Para este especialista, os inimigos do coração são: a gordura, o sal e o tabaco que são, responsáveis pela subida da pressão arterial, do enfarte do miocárdio e dos acidentes vasculares cerebrais. 
 
Devemos comer aquilo que gostamos, mas com mais saladas, fruta e menos doces, aumentar o exercício físico, subir escadas, andar a pé e em especial, não fumar”. 
 
Recorrendo ao Mestre Paul White, Fernando de Pádua faz diariamente um trabalho ao nível da sensibilização face aos problemas do coração e reforça a mensagem de que: "doença ou morte antes dos 80 é culpa do homem, não é de Deus nem da Natureza". 
 
Fernando de Pádua é um exemplo que tem percorrido o país sem desistir de afirmar a sua preocupação com o coração e sem se esquecer dos mais novos que, em seu entender, estão a ser estragados há 20 anos com hábitos totalmente incorrectos e produto deste novo tempo. 
 
Reconhecido internacionalmente, este especialista diz-se disposto a continuar a sua luta, uma vez que, “tudo tem de ser ensinado e desde cedo na escola. 
 
Os mais pequenos precisam de saber o que lhes é prejudicial para a saúde e compreender as razões pelas quais não devem exagerar nos fritos, deixar de praticar ginástica e abdicar de refeições saudáveis equilibradas, pois é mesmo a sua saúde que está em jogo compreender que, a mudança de estilo de vida é o ponto de partida para uma melhor saúde deve ser a preocupação dos pais que deixam os filhos horas a fio sentados frente à Playstation ou à televisão”. 
 
(Actualização:16.02.12)
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Jorge Tavares



-

Russel M. Santos



-

Grupo de Charolas União Bordeirense



-

Anabela Afonso (Stª Bárbara de Nexe)



-

Francisco Rosado



PUB
 
PUB
 
ÁREA CLIENTES
Escola de Condução C.C.S
Escola de Condução para Motociclos e Veículos Ligeiros.
ver mais
 
Allô Pizza
Os apreciadores da verdadeira pizza italiana conhecem a casa, local agradável, bom ambiente e boa-disposição.
ver mais
 
Loja das Taças
Se és campeão a loja das Taças põe-te o Troféu na mão
ver mais
 
 
 
NOTÍCIA MAIS LIDA DO MOMENTO
ANPC prevê calor e perigo de incêndios florestais no Algarve para este fim-de-semana

ANPC prevê calor e perigo de incêndios florestais no Algarve para este fim-de-semana

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Quim Barreiros encheu "parte 1" da Festa Solidária de Montenegro

Quim Barreiros encheu "parte 1" da Festa Solidária de Montenegro

ver mais
 
OLHÃO: «Não faz sentido deixar a junta neste momento» Luciano Jesus

OLHÃO: «Não faz sentido deixar a junta neste momento» Luciano Jesus

ver mais
 
ANPC prevê calor e perigo de incêndios florestais no Algarve para este fim-de-semana

ANPC prevê calor e perigo de incêndios florestais no Algarve para este fim-de-semana

ver mais
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio