siga-nos | seja fã
PUB
 

Faz mal tomar banho todos os dias?

Faz mal tomar banho todos os dias?
Imprimir Partilhar por email
16-03-2015 - 11:47
Esta é uma questão que, a par de tantas outras, continua a gerar controvérsia na classe científica e, ainda mais confusão nos pais que, nem sempre sabem qual a melhor atitude a ter em cada situação.
 
Com a aproximação dos dias mais quentes, ainda faz mais sentido abordar o tema, pois todos sabemos que é um mito afirmar que os bebés cheiram sempre bem e que as crianças, apesar de pularam, transpirarem e misturarem um conjunto de aromas, cheiram sempre bem! 
 
E o que dizer dos adultos que, expostos à poluição e à transpiração, chegam a casa limpos mas, nem sempre com os melhores cheiros? E o cabelo que passou pelo cheiro a comida, a fumo e à poluição? Fica sujo para prevenir a queda?
 
Todos os pais, por muito ingénuos que queiram ser, percebem que, efetivamente o corpo humano transpira e liberta cheiro, razão pela qual, em todas as idades o banho é recomendado e, ainda mais nos mais pequenos que têm um energia diferente.
 
Claro que depois de se ter passado do banho semanal para o diário, sem recordar o mensal e o anual de outros tempos, surgem inúmeras teorias dando conta de que, o banho diário agride a pele e, ainda mais “os produtos estão cheios de químicos que prejudicam o ser humano”. As alergias, a pele irritada e daí por diante e, tanta confusão em torno de um assunto que tem conhecido alterações profundas.
 
Desde quem não abdica do banho diário, passando para os que não atualizaram hábitos e continuam de torneira fechada uma ou duas semanas, em que ponto ficamos?
 
Na classe dos especialistas, as opiniões dividem-se, já que os novos estudos dos EUA vêm alarmar a população dizendo que o banho danifica a pele.
 
Do lado dos especialistas portugueses, as posições são tranquilas e fundamentadas.
 
“Desde que não exista algum problema de pele que exija uma alteração e um novo ajuste nos hábitos, o banho diário é recomendado”.
 
É desta forma que, muitas pessoas podem não saber mesmo em quem acreditar, mas a posição dos nossos especialistas baseia-se em dados como a importância de manter a pele limpa depois de um dia agitado. 
 
Reforça-se o cuidado com produtos que sejam menos agressivos para a pele e, terminar o banho com um creme hidratante por todo o corpo, pois para além dos benefícios para a pele, são um alicerce para a autoestima e bem-estar. Muitas vezes, esse é o pouco tempo dia´rio que dedicamos ao corpo e à nossa imagem.
 
Sem radicalismos, quer os pediatras, quer os dermatologistas portugueses afirmam que, “o bebé não tem uma vida agitada, mas o banho permite-lhe um contato com o meio aquático e, é um momento de relaxamento e de reforço da relação com os pais”. No caso do banho diário, este só será desaconselhado caso a sua pele manifeste alterações que assim o impeçam e que justifiquem uma visita ao dermatologista. Nesses casos pontuais, será o profissional de saúde quem vai dar as melhores indicações. Caso contrário, “o banho é aconselhado todos os dias desde o nascimento até ao fim da vida”. 
 
O banho aumenta a autoestima, facilita a vida social pela sensação de bem-estar, permite um cheiro agradável ao corpo durante várias horas, o que facilita essa predisposição para a vida e para as relações com os outros. Ao mesmo tempo e, no caso concreto dos mais novos, o ato de lavar o cabelo, de pentear, desperta um conjunto de sensações únicas que se moldam deste a tenra idade.
 
O banho é também uma excelente forma de desenvolver competências e autonomia, reforçam os pediatras.
 
No caso dos professores e educadores, a questão nem se coloca! Basta que estes profissionais assistam diariamente a corridas, comida que cai pela roupa, ténis calçados e… está tudo dito! 
 
O banho deve fazer parte da rotina diária do ser humano. Claro que há exceções e ninguém vai perder a cabeça por alternar um ou outro banho em dias muito frios, quando não há tempo ou… falta de água!
 
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Afinal, os amigos não são para sempre!



-

A “ciência” do aperto de mão



-

Com o S. Valentim à porta, saiba como melhorar a sua relação



-

É Demissexual?



-

Descubra os “segredos” das pessoas mais felizes do mundo



PUB
 
PUB
 
ÁREA CLIENTES
Restaurante Os Arcos
A melhor gastronomia algarvia
ver mais
 
Loja das Taças
Se és campeão a loja das Taças põe-te o Troféu na mão
ver mais
 
Allô Pizza
Os apreciadores da verdadeira pizza italiana conhecem a casa, local agradável, bom ambiente e boa-disposição.
ver mais
 
 
 
NOTÍCIA MAIS LIDA DO MOMENTO
FARO:Passados treze anos, Largo das Mouras Velhas está requalificado

FARO:Passados treze anos, Largo das Mouras Velhas está requalificado

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Polícia Marítima fiscaliza atividade de venda ambulante em Albufeira

Polícia Marítima fiscaliza atividade de venda ambulante em Albufeira

ver mais
 
Câmara Municipal cede terreno para a nova "casa" da Polícia Judiciária em Portimão

Câmara Municipal cede terreno para a nova "casa" da Polícia Judiciária em Portimão

ver mais
 
Com o «Guia Algarve» da RTA tenha "à mão" 200 eventos em junho

Com o «Guia Algarve» da RTA tenha "à mão" 200 eventos em junho

ver mais
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio