siga-nos | seja fã
PUB
 

Faz mal tomar banho todos os dias?

Faz mal tomar banho todos os dias?
Imprimir Partilhar por email
16-03-2015 - 11:47
Esta é uma questão que, a par de tantas outras, continua a gerar controvérsia na classe científica e, ainda mais confusão nos pais que, nem sempre sabem qual a melhor atitude a ter em cada situação.
 
Com a aproximação dos dias mais quentes, ainda faz mais sentido abordar o tema, pois todos sabemos que é um mito afirmar que os bebés cheiram sempre bem e que as crianças, apesar de pularam, transpirarem e misturarem um conjunto de aromas, cheiram sempre bem! 
 
E o que dizer dos adultos que, expostos à poluição e à transpiração, chegam a casa limpos mas, nem sempre com os melhores cheiros? E o cabelo que passou pelo cheiro a comida, a fumo e à poluição? Fica sujo para prevenir a queda?
 
Todos os pais, por muito ingénuos que queiram ser, percebem que, efetivamente o corpo humano transpira e liberta cheiro, razão pela qual, em todas as idades o banho é recomendado e, ainda mais nos mais pequenos que têm um energia diferente.
 
Claro que depois de se ter passado do banho semanal para o diário, sem recordar o mensal e o anual de outros tempos, surgem inúmeras teorias dando conta de que, o banho diário agride a pele e, ainda mais “os produtos estão cheios de químicos que prejudicam o ser humano”. As alergias, a pele irritada e daí por diante e, tanta confusão em torno de um assunto que tem conhecido alterações profundas.
 
Desde quem não abdica do banho diário, passando para os que não atualizaram hábitos e continuam de torneira fechada uma ou duas semanas, em que ponto ficamos?
 
Na classe dos especialistas, as opiniões dividem-se, já que os novos estudos dos EUA vêm alarmar a população dizendo que o banho danifica a pele.
 
Do lado dos especialistas portugueses, as posições são tranquilas e fundamentadas.
 
“Desde que não exista algum problema de pele que exija uma alteração e um novo ajuste nos hábitos, o banho diário é recomendado”.
 
É desta forma que, muitas pessoas podem não saber mesmo em quem acreditar, mas a posição dos nossos especialistas baseia-se em dados como a importância de manter a pele limpa depois de um dia agitado. 
 
Reforça-se o cuidado com produtos que sejam menos agressivos para a pele e, terminar o banho com um creme hidratante por todo o corpo, pois para além dos benefícios para a pele, são um alicerce para a autoestima e bem-estar. Muitas vezes, esse é o pouco tempo dia´rio que dedicamos ao corpo e à nossa imagem.
 
Sem radicalismos, quer os pediatras, quer os dermatologistas portugueses afirmam que, “o bebé não tem uma vida agitada, mas o banho permite-lhe um contato com o meio aquático e, é um momento de relaxamento e de reforço da relação com os pais”. No caso do banho diário, este só será desaconselhado caso a sua pele manifeste alterações que assim o impeçam e que justifiquem uma visita ao dermatologista. Nesses casos pontuais, será o profissional de saúde quem vai dar as melhores indicações. Caso contrário, “o banho é aconselhado todos os dias desde o nascimento até ao fim da vida”. 
 
O banho aumenta a autoestima, facilita a vida social pela sensação de bem-estar, permite um cheiro agradável ao corpo durante várias horas, o que facilita essa predisposição para a vida e para as relações com os outros. Ao mesmo tempo e, no caso concreto dos mais novos, o ato de lavar o cabelo, de pentear, desperta um conjunto de sensações únicas que se moldam deste a tenra idade.
 
O banho é também uma excelente forma de desenvolver competências e autonomia, reforçam os pediatras.
 
No caso dos professores e educadores, a questão nem se coloca! Basta que estes profissionais assistam diariamente a corridas, comida que cai pela roupa, ténis calçados e… está tudo dito! 
 
O banho deve fazer parte da rotina diária do ser humano. Claro que há exceções e ninguém vai perder a cabeça por alternar um ou outro banho em dias muito frios, quando não há tempo ou… falta de água!
 
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Leve saúde para a praia: invista em lanches saudáveis!



-

Receitas caseiras para se sentir mais jovem e bonita!



-

Afinal, há sexo no local de trabalho! – estudo mostra realidade desconhecida



-

Afinal, os amigos não são para sempre!



-

A “ciência” do aperto de mão



PUB
 
PUB
 
ÁREA CLIENTES
Escola de Condução C.C.S
Escola de Condução para Motociclos e Veículos Ligeiros.
ver mais
 
Loja das Taças
Se és campeão a loja das Taças põe-te o Troféu na mão
ver mais
 
Allô Pizza
Os apreciadores da verdadeira pizza italiana conhecem a casa, local agradável, bom ambiente e boa-disposição.
ver mais
 
 
 
NOTÍCIA MAIS LIDA DO MOMENTO
Cidade voltou a unir-se em torno da 36ª Concentração de Motos de Faro

Cidade voltou a unir-se em torno da 36ª Concentração de Motos de Faro

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
SILVES:Casa-Museu João de Deus recebe doação de peças pertencentes ao poeta e pedagogo

SILVES:Casa-Museu João de Deus recebe doação de peças pertencentes ao poeta e pedagogo

ver mais
 
Polícia Marítima de Faro proporcionou ação de cidadania marítima a 20 crianças

Polícia Marítima de Faro proporcionou ação de cidadania marítima a 20 crianças

ver mais
 
Cidade voltou a unir-se em torno da 36ª Concentração de Motos de Faro

Cidade voltou a unir-se em torno da 36ª Concentração de Motos de Faro

ver mais
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio