Sociedade

FARO:Vila Adentro fechada a carros

 
O Município de Faro anuncia que irá, uma vez mais, participar no Dia Europeu Sem Carros, este ano subordinado ao tema “Mobilidade Inteligente, Economia Forte”.

 
Pretende-se sensibilizar a população, para as questões da mobilidade sustentável, apelando a uma mudança consciente dos comportamentos, para um meio urbano mais saudável e eficiente, com opção pela utilização dos transportes públicos, da bicicleta, e dos percursos pedonais, nas deslocações diárias.
 
Neste âmbito, o Município irá vedar, à semelhança de anos anteriores, a circulação de veículos motorizados na Vila Adentro, entre as 08H00 e as 17H00, e irá desenvolver algumas iniciativas direcionadas às escolas e à população em geral. 
 
Neste dia, os participantes poderão efetuar passeios em meios de transporte amigos do ambiente, nomeadamente passeios de tuk tuk eléctricos e no autocarro elétrico da Rede “Próximo” (o primeiro veículo 100% eléctrico a fazer transporte regular colectivo de passageiros em Portugal).
 
Simultaneamente, os participantes poderão ainda efetuar gincanas e jogos tradicionais, realizar aulas de grupo de yoga e zumba, confecionar pratos com alimentos saudáveis, realizar jogos sobre alimentação saudável, ouvir histórias e assistir a um espetáculo de malabarismo cómico sob a temática da mobilidade/transportes. 
 
As atividades, levadas a cabo pelo Município, têm a parceria da PSP., Rede “Próximo”, FarecotuK; Centro Ciência Viva; Tertúlia Algarvia; FAGAR EM, Plataforma Saúde em Diálogo, Ginásio Corporeus e Centro de Yoga.