Sociedade

FARO:Festival F expande-se até ao Parque de S. Francisco com mais um dia

 
 
A 4ª edição do Festival F, foi ontem apresentada numa unidade hoteleira de Lisboa, tendo sido anunciado mais um dia, pelo que este ano irá realizar-se no 31 de agosto, 1 e 2 de setembro, afirmando-se no roteiro dos festivais de música como o último grande festival de Verão.

 
Passa a ter três noites de programação, em vez de duas, aumenta a sua lotação em 20% e sai pela primeira vez para fora da muralha, mantendo a Vila Adentro como o coração do festival.
 
Rui Veloso, Carminho, Miguel Araújo, AGIR, Salvador Sobral, Dengaz, Mão Morta, Jorge Palma e Xutos & Pontapés são alguns dos destaques do alinhamento. A par da programação musical, dividida por sete palcos, o Festival F abrange outras áreas culturais como as artes plásticas, literatura, cinema, tertúlias, artesanato de autor, stand up comedy e ainda várias áreas de street food.
 
Ao longo das três edições o Festival F tem promovido Faro como local privilegiado para a realização de um festival de música, valorizando o património, através da escolha da zona histórica e a cultura, com uma programação de referência, dinâmica e abrangente. 
 
O festival afirma-se definitivamente no panorama dos grandes festivais de música em Portugal, sendo incluído no projeto Portuguese Music Festivals, promovido pelo Turismo de Portugal.
 
Na conferência de imprensa o Presidente da Câmara Municipal de Faro - Rogério Bacalhau, adiantou que o Festival F, assinala o final da época alta no Algarve, onde existem muitos eventos na região, destacando que "já se afirmou no panorama nacional, este ano com mais um dia no cartaz".
 
Paulo Santos -  vice-presidente da autarquia, apresentou a evolução do Festival, tendo registado 12 mil pessoas em 2014, 16 mil em 2015 e 21 mil em 2016. 
 
Uma das novidades é que parte do Largo (parque de estacionamento) de S. Francisco, vai também receber o "F", com o palco principal junto à Ria Formosa, podendo os visitantes circular entre a Vila Adentro e o Largo de S. Francisco, pelo Arco do Repouso e a entrada junto à Fábrica da Cerveja. 
 
Vão manter-se o mesmo número de palcos, e toda a zona junto à muralha, será preenchida com Street Food, e artesanato.
 
O palco das muralhas estará este ano fechado, referiu Paulo Santos, assinalando que "por uma questão de segurança, foi assim decidido, dado que as saídas daquele espaço são estreitas, não permitindo uma evacuação rápida de pessoas caso haja essa necessidade".
 
O investimento ronda os 500 mil euros, mas Paulo Santos ressalvou que "estamos a falar de um festival sustentável, onde mais de metade do investimento é dos parceiros".
 
Vasco Sacramento da "Sons em Trânsito" empresa de agenciamento e produção de espectáculos, parceira do evento, falou do leque variado de estilos musicais presentes no festival, desde o jazz ao hip-hop e para todas as idades, "permitindo juntar toda a família, desde os avós aos netos".
 
Aquele responsável destacou ainda a presença em palco de nomes consagrados, mas também referências da nova geração.
 
Na mesma conferência de imprensa estiveram presentes três nomes que irão marcar presença no Festival F, Dengaz, Samuel Úria e Júlio Resende.
 
Foi ainda dada uma palavra especial ao mentor do Festival F, Joaquim Guerreiro, que não pôde estar presente.
 
Refira-se que os bilhetes têm um custo de 30 euros em pré-venda para 3 dias (até dia 25 de agosto), o passe de 3 dias é de 40 euros, (a partir de 25 de agosto) o bilhete diário é de 15 euros, crianças até aos 12 anos (inclusive) não pagam.
 
Os bilhetes estão à venda na BOL: https://teatrodasfiguras.bol.pt/ na bilheteira do Teatro das Figuras e nos pontos de venda da Fnac, CTT, Worten e El Corte Inglés
 
O Festival F, é uma iniciativa do Município de Faro, do Teatro Municipal de Faro, S.M., da Ambifaro e da produtora Sons em Trânsito, é reconhecido pela Europe Festivals Association, que após um processo de avaliação distinguiu-o com o selo EFFE - Europe for Festivals, Festivals for Europe, por dois anos consecutivos, em 2016 e 2017. Também nestes últimos dois anos foi eleito enquanto Escolha do Consumidor.