Sociedade

Faro: Queda de tronco na Alameda colocou visitantes em pânico

 
 
O jardim mais emblemático da cidade de Faro, ‘reclama’ há algum tempo, trabalhos de manutenção e conservação, é o que dizem alguns dos visitantes que habitualmente frequentam a Alameda João de Deus.

 
O incidente aconteceu na tarde desta quinta-feira, por volta das 18h00, onde um grupo de visitantes, que se fazia acompanhar pelos filhos, ficou surpreendido com a violência da queda do um tronco de uma árvore de grande porte (uma das maiores no local) que, por pouco não teve proporções mais graves.
 
Um dos utilizadores contou ao nosso jornal que, “tem sido uma vergonha o que se passa com a manutenção deste jardim. Não sei se a câmara tem conhecimento disto, mas a verdade é que, para além do efeito pouco estético, o perigo é iminente, a ponto de temermos procurar um lugar num banco à sombra”.
 
O mesmo visitante que preferiu não se identificar, adiantou que, "este parque, deveria ser um local seguro para crianças, idosos e todos quantos aqui procuram diariamente um pouco de fresco e de bem-estar”.
 
A mesma fonte disse ao Algarve Primeiro que “se tem tornado recorrente a queda de ramos e troncos destas árvores que deveriam estar cortadas e que parecem estar ao abandono. O mesmo se passa com a relva que ganha dimensão sem que alguém pense no quão agradável é desfrutar da Alameda”.
 
“Frequento este local praticamente todos os dias e, estou sempre a pensar na tragédia que aqui pode acontecer. Há dias, caiu um ramo de uma árvore junto à esplanada do café. Se lá estivesse alguém sentado, não sei o que teria acontecido”.
 
Deixando o alerta para as entidades competentes, o grupo de utilizadores mostrou-se bastante incomodado também com a falta de limpeza nos sanitários, no lago dos cisnes e no jardim em geral, dando conta de um generalizado estado de abandono na Alameda”.
 
No local, o nosso jornal falou também com uma Educadora de Infância que se mostrou “chocada, uma vez que é um espaço maioritariamente frequentado por crianças e que, nesta altura do ano, recebe muitos mais grupos provenientes de Centros de Ocupação de Tempos Livres, e que se confronta com esta perigosa realidade”.
 
Na posição desta profissional, “tememos pela segurança das crianças que, na sua simplicidade e liberdade, acabam por não medir os perigos. Temo que algo de grave possa acontecer com este estado de abandono, afinal, são árvores de grande porte, cujo impato no solo é enorme”.
 
Entretanto, o Algarve Primeiro contactou a autarquia que confirma o desprendimento e queda de "uma ramada de árvore na Alameda João de Deus de dimensões consideráveis, felizmente sem consequências para nenhum dos circunstantes".
 
A mesma fonte precisou que dado tratar-se "de uma espécie exótica, constitui perigo para os utentes da Alameda, pelo que irá ser podada drasticamente na próxima segunda feira, a partir das 08h00, reduzindo a sua copa para um terço".
 
A autarquia adiantou que a gestão dos espaços verdes está entregue à empresa Hidurbe Serviços SA, após contratualização dos serviços de “manutenção e conservação de espaços públicos ajardinados na cidade de Faro – Lote 3”, competindo, contudo, à Câmara "a responsabilidade de fiscalização do estado das árvores localizadas em espaços públicos".
 
Na mesma comunicação foi confirmado que os serviços camarários têm um inventário de todas as árvores sinalizadas como estando em risco na sua área de jurisdição, e que com o reforço de meios humanos e de serviços contratados, tem havido "um volume de tarefas acrescido, no tema em questão", no entanto, a edilidade, diz estar em curso "um procedimento para a aquisição de serviços de poda de 130 árvores em altura com a respetiva manutenção e redução".