Sociedade

Estudantes de Olhão limpam salinas da zona poente da cidade

 
Esta ação de caráter ambiental consistiu na limpeza dos resíduos sólido.

 
Numa iniciativa do Município de Olhão e da Ambiolhão, decorreu na manhã desta quinta feira, uma ação de limpeza das salinas localizadas na zona poente da Avenida 5 de Outubro, junto ao estaleiro municipal, levada a cabo por alunos dos 8º e 9º anos do Agrupamento Alberto Iria.
 
Esta ação de caráter ambiental consistiu na limpeza dos resíduos sólidos, e contou com a participação de cerca de 350 alunos, que contribuíram, assim, para a despoluição daquela zona junto à Ria Formosa, informou a autarquia.
 
A atividade, da iniciativa dos próprios jovens, insere-se na atuação da rede SOS 4 Love (www.sos4loveproject.com), um projeto de ação gobal que encoraja estudantes e professores a, através do poder do amor, intervir e agir de forma prática na busca de soluções para os 17 Objetivos de desenvolvimento sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
 
A limpeza levada a cabo por este grupo de alunos olhanenses tem como referência o objetivo nº 14 da iniciativa da ONU, que se prende com a conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
 
Esta iniciativa não foi isolada, e contempla, ainda, ações de consciencialização ambiental junto dos jovens de Olhão nos desfiles de Carnaval, bem como palestras sobre problemas ambientais nas salas de aula noutras escolas do município. 
 
No final desta ação de limpeza das salinas, a professora Manuela Valentim, uma das docentes envolvidas no projeto, salientou que estas iniciativas são reportadas à plataforma UNESCO dos objetivos do desenvolvimento sustentável, dando “dimensão global às nossas ações locais”.